RTP assinala Dia Internacional da Mulher com programação especial na televisão e rádio
Amanhã, a Antena 3 vai passar o dia ao som da música portuguesa assinada por mulheres. A rádio pública, ao longo do dia, a partir das Manhãs da 3 até à meia-noite, convida ainda 10 artistas para conversa e música ao vivo. Gisela João, Beatriz Pessoa, Golden Slumbers, Ana Lua Caiano, Da Chick, Rita Vian, Silly, Surma, Azia e Maria Reis. E nas Noites da 3, Luís Oliveira, Isilda Sanches, Luís Oliveira e Nuno Calado unem os seus programas autor para um Especial dedicado ao dia da mulher. Em direto, entre as 20h e as 00h.
Na Antena 1 serão recordadas frases que aqui ou ali se vão ouvindo. Frases deselegantes, erradas, cheias de velhos equívocos. Com ajuda de mulheres de sucesso em várias áreas, e também de alguns homens, a ideia passa por desconstruir essas frases, num trabalho de Pedro Miguel Ribeiro.
“O Futebol não é para mulheres”. Rute Costa, uma das guarda-redes da Seleção (e jogadora do Benfica), conta ainda o que sente quando ouve esta frase; “Mulheres ao Volante, Perigo Constante”. Antena 1 contará ainda com a própria Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária para tirar a limpo este assunto; “Lutas como uma menina”. “Fomos escutar a judoca olímpica Rochele Nunes para perceber qual a reação ao ouvir esta frase; E “Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”. Pedro Miguel Ribeiro falou com a jornalista Helena Garrido que lhe deu vários exemplos de boas líderes que nos convidam a atualizar esta frase.”, lê-se num comunicado da RTP.
A música assinala também o dia na Antena 1 com a presença, logo pelas 09h, com Marta Hugon, que apresentará o projeto Calíope e de um disco que reflete sobre a mulher no panorama da música que se faz entre nós, envolvendo ainda nomes como os de Joana Alegre, Joana Espadinha, Elisa Rodrigues, Luísa Sobral, Joana Machado, Ana Bacalhau, Aline Frazão e A Garota Não.
A Antena 1 abre também dois espaços de debate. Pelas 10h o programa Consulta Pública, com moderação de Nuno Rodrigues, nota que, apesar das conquistas históricas e recentes, e da generalizada consciência sobre a igualdade de género, ainda há muito para fazer. Os progressos, as desigualdades e os contributos das mulheres para o desenvolvimento global da nossa sociedade estarão em foco nesta conversa. Pelas 19h o painel de debate Antídoto, que semanalmente conta com Catarina Carvalho, Dora Santos Silva e Lucy Pepper, contará com a presença de Teresa Paixão, diretora da RTP2.
Destaque vai também para o papel que tem vindo a ser desenvolvido pelas mulheres nas artes e no cinema. Na RTP2 será ainda transmitido o documentário sobre Maria Grazia Chiuri, a primeira mulher a ser nomeada diretora criativa de uma das mais emblemáticas e prestigiadas casas de moda do mundo. Da sua vida privada aos bastidores da Dior, para acompanhar ao início da noite.
Às 23h00, na Grande Entrevista da RTP3, a atriz Beatriz Batarda falará do seu papel como protagonista no novo filme de Marco Martins Great Yarmouth: Provisional Figures, sobre o drama dos emigrantes portugueses no Reino Unido.
Ao longo da semana, na RTP2, será exibido também o documentário Charlotte Perriand: Pioneira do Saber Viver (quinta-feira, às 20h35) sobre a arquiteta e designer que está entre as grandes figuras criativas do século XX. A vida e o percurso de uma artista com designs revolucionários e espírito livre num trabalho com realização de Stéphane Ghez. Será recordada ainda a história da fotografia da menina que mudou a opinião mundial sobre a Guerra do Vietname. Em junho de 1972, em Trang Bang, a força aérea sul-vietnamita bombardeou um templo com napalm. Testemunha do acontecimento, um jovem fotógrafo vê, através das suas lentes, emergir da gigantesca parede de chamas uma menina de nove anos. Um momento que personificará para sempre a imagem do inferno do Vietname. Esta extraordinária história retratada no documentário A Menina da Foto, de Patrick Cabouat (sexta-feira, às 20h35).
Destaque também para a série dinamarquesa Rolos Carmen sobre a invenção que mudou a vida das mulheres nos anos 60, o modelador de cabelo elétrico. Oito episódios que nos levam pela história de mulheres que puderam assumir a sua nova identidade com esta invenção revolucionária e que ofereceu uma maneira fácil, rápida e barata de conseguir cabelos encaracolados. Estreia quinta-feira, às 22h00, na RTP2.