RTP organiza primeiro encontro ibérico dedicado exclusivamente à coprodução de séries e especiais de animação

por Comunidade Cultura e Arte,    6 Novembro, 2024
RTP organiza primeiro encontro ibérico dedicado exclusivamente à coprodução de séries e especiais de animação
“Diário de Alice”, da Sardinha em Lata

Esta quinta-feira, dia 7 de novembro, a RTP organiza o primeiro evento ibérico dedicado exclusivamente à coprodução de séries e especiais de animação numa parceria com a RTVE. O encontro terá lugar na sede da RTP, em Lisboa, e conta com a participação das televisões públicas, dos organismos públicos de Portugal e Espanha que apoiam o setor, tais como o ICA e a Portugal Film Commission, o ICAA e o ICEX e o Centro de Informação Europa Criativa, e as produtoras de animação.

Este evento surge num momento em que a animação portuguesa tem sido premiada por todo o mundo e Andrea Basílio, responsável de conteúdos infantis da RTP, explica-nos a importância do papel da estação pública no setor: “numa altura em que a animação portuguesa tem sido cada vez mais reconhecida dentro e fora de portas, torna-se premente a RTP assumir o seu papel de dinamizador de parcerias estratégicas que consigam robustecer o setor, descobrir novos talentos e criar conteúdos diferenciadores e nada melhor que o fazer em conjunto com a RTVE”. A mesma importância no que se refere às coproduções é sublinhada por Yago Fandiño, diretor de Conteúdos Infantis da RTVE, “a RTP e RTVE são motores imprescindíveis da indústria audiovisual ibérica. Num contexto de instabilidade crescente, as coproduções ibéricas têm o potencial de trazer estabilidade ao setor audiovisual europeu e abrir portas ao talento ibero-americano. E é na animação, sem dúvida, onde podemos encontrar o mais potencial de crescimento”.

De destacar que a RTP e a RTVE estrearam este ano a sua primeira coprodução “Diário de Alice”, da Sardinha em Lata, uma série dedicada a crianças em idade pré-escolar. “Este é também um momento de grande reconhecimento do trabalho desenvolvido no nosso pais, de salientar que este ano Portugal foi o país convidado num dos mais importantes festivais de animação do mundo, o Festival de Annecy.“, pode ler-se num comunicado da RTP.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.