RTP1 estreia documentário sobre 5 cineastas quase desconhecidos que filmaram o 25 de abril

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Abril, 2024
RTP1 estreia documentário sobre 5 cineastas quase desconhecidos que filmaram o 25 de abril
“Os Olhos da Revolução”, um documentário de Jacinto Godinho e Carlos Oliveira / DR
PUB

Documentário de Jacinto Godinho e Carlos Oliveira sobre os cineastas que mostraram ao mundo o 25 de Abril.

No aniversário dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a RTP descobriu cinco cineastas, hoje em dia quase desconhecidos, que filmaram o 25 de Abril. “Neste documentário contamos as suas histórias e apresentamos imagens inéditas na televisão em Portugal, a cores e com sons, do dia mais importante da história do país.”, pode ler-se num comunicado da estação pública.

Em 1974, foi um operador de câmara da RTP, impedido de entrar nas instalações, quem salvou o 25 de Abril na televisão. No Hotel Avenida Palace dos Restauradores, uma equipa da televisão francesa ORTF, avisada antecipadamente do golpe militar, viajou para Lisboa e, após receber um sinal dos militares, começou a filmar a Revolução dos Cravos às primeiras horas da madrugada. Uma equipa da TVE chegou tarde a Lisboa, mas ainda conseguiu filmar imagens inéditas do cerco à PIDE/DGS na madrugada de 26 de Abril. E, pouco depois, às oito da manhã, entrevistou no Quartel da Pontinha o major Otelo Saraiva de Carvalho, ensonado depois de ter comandado, 36 horas sem dormir, as operações vitoriosas do Movimento dos Capitães.

“Os Olhos da Revolução”, um documentário de Jacinto Godinho e Carlos Oliveira com edição de Sara Cravina e produção de Gonçalo Silva. Para ver esta sexta-feira, às 22h05, na RTP1.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.