RTP1 estreia documentário sobre sardinha e a sua sustentabilidade como espécie em Portugal
Documentário sobre uma das riquezas nacionais: a sardinha e as formas de assegurar a sustentabilidade das populações da espécie em Portugal.
A pesca artesanal e a gestão dos stocks de sardinha da costa portuguesa são indissociáveis e o futuro desta arte de piscatória estará sempre dependente da conservação das populações de sardinha. “E é isso que vamos perceber no documentário de Pedro Miguel Ferreira e Joaquim Pedro Ferreira, o qual nos dá uma visão de como é feita a gestão de stock da sardinha a nível nacional e quais as formas que ajudam a assegurar a sustentabilidade desta espécie em Portugal.”, pode ler-se num comunicado da RTP a que a Comunidade Cultura e Arte teve acesso.
Atualmente, os produtos da pesca são praticamente os únicos alimentos “selvagens” consumidos com regularidade em Portugal e em muitos outros países. No entanto, um dos riscos que corremos quando pescamos uma determinada espécie é a sua sobre-exploração. E se insistirmos nesta forma de exploração durante algum tempo, essa população pode regredir ou mesmo extinguir-se.
É isso que se passa com a sardinha em Portugal: o facto de ser tão apreciada pelos portugueses, juntamente com outros fatores tais como as alterações climáticas, põem em risco a sua sustentabilidade. Por um lado, o desejo de continuar a comer sardinha e, por outro, a necessidade de conservar os stocks nacionais e de assegurar a sua existência no futuro.
“Sardinha Portuguesa – Riqueza Natural” hoje (dia 11), às 22h45, na RTP1 e na RTP Play.