RTP2 estreia “Brexit: The Uncivil War”, com Benedict Cumberbatch 

por Espalha-Factos,    12 Fevereiro, 2020
RTP2 estreia “Brexit: The Uncivil War”, com Benedict Cumberbatch 
PUB

Brexit: The Uncivil War estreia-se na televisão generalista portuguesa, a 13 de fevereiro, na RTP2. O drama protagonizado por Benedict Cumberbatch explica como um referendo alterou o futuro do Reino Unido e da política internacional.

Já sabemos qual foi o desfecho desta votação e estamos agora a conhecer algumas das suas consequências imediatas. Porém, como foi que tudo aconteceu?

Brexit: The Uncivil War mostra-nos os bastidores da campanha deste referendo controverso, partindo do verão de 2016. Benedict Cumberbatch é Dominic Cummings, um consultor político que orienta a sua estratégia por dados, recorrendo a algoritmos e esquemas duvidosos.

O público-alvo desta campanha é selecionado através da Internet, mas estas táticas polémicas de angariar eleitores geram conflito entre apoiantes e investidores. No entanto, sabemos que será um sucesso e mudará para sempre a História do Reino Unido.

Esta campanha de Cummings opõe-se à de Craig Oliver (interpretado por Rory Kinnear), o diretor de comunicações de David Cameron. Oliver baseia a sua campanha em meios mais tradicionais, como debates políticos e discursos, acabando por “perder”.

https://www.youtube.com/watch?v=jQqL_ruKX20&feature=emb_title

Brexit: The Uncivil War revela o poder do uso de dados na campanha do Brexit, mas também qual o efeito deste tipo de estratégia na tomada de decisões políticas.

O filme baseia-se em acontecimentos reais e na figura de David Cummings, conhecido como o homem que mudou o futuro do Reino Unido. O importante consultor político na campanha do Brexit, que lutou pela saída do país da União Europeia, é hoje conselheiro do primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Brexit: The Uncivil War foi realizado por Toby Haynes (Sherlock, Doctor Who), escrito por James Graham (X+Y) e estreou-se em 2019 no Reino Unido. É transmitido pela RTP2 a 13 de fevereiro, às 23h, mas está também disponível na HBO Portugal.

Este artigo foi escrito por Carolina Correia e foi originalmente publicado em Espalha Factos.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados