RTP2 estreia documentário, “Paisagem Concreta”, sobre a obra do arquitecto Siza Vieira
Documentário sobre a obra do arquiteto Siza Vieira, que navega entre o edifício da Fundação Iberê Camargo, no Brasil, e o seu ateliê no Porto.
Em Porto Alegre, o edifício da Fundação Iberê Camargo; na cidade do Porto, o ateliê de Siza Vieira, arquiteto e autor do celebrado projeto da sede da instituição, inaugurada em 2008. O documentário de Laura Artigas e Luiz Ferraz navega entre esses dois portos.
Com vista para o rio Douro, o arquiteto, entre um cigarro e outro, detalha o desenho do museu gaúcho, e a sua relação afetiva com o Brasil, semeada desde a infância nos relatos do seu pai nascido em Belém (PA), cultivada pelo modernismo, pela MPB e pelas novelas. Também elabora sobre os limites entre a arquitetura e a natureza, acompanhado por um percurso visual de obras famosas como as Piscinas das Marés, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e o Museu Nadir Afonso, por depoimentos de colaboradores e críticos portugueses.
Enquanto isso, do outro lado do oceano, apresentam-se os bastidores da montagem da exposição “Fio de Ariadne”, mostra inédita de cerâmicas e tapeçarias de Iberê Camargo, a reflexão de colaboradores da Fundação Iberê e arquitetos contemporâneos sobre o futuro dessa paisagem concreta fincada na beira do Guaíba.
“Paisagem Concreta”, realizado por Laura Artigas e Luiz Ferraz, estreia na RTP2 a 15 de Fevereiro pelas 23h17.