RTP2 estreia documentário sobre Antonio Tabucchi, uma viagem pela vida e obra do escritor italiano
Uma viagem pela vida e obra do escritor através dos lugares que marcaram a sua trajetória literária, académica e humana, dividida entre Itália e Portugal, retratada no documentário de Diego Perucci.
“Homenagem a Antonio Tabucchi, um dos mais importantes autores e intelectuais contemporâneos, numa viagem pela vida e obra do escritor através dos lugares que marcaram a sua trajetória literária, académica e humana, que se divide entre Itália e Portugal, retratada no documentário de Diego Perucci.”, pode ler-se num comunicado.
De Siena a Vecchiano, a sua cidade natal, de Génova a Bolonha, de Florença a Roma, de Pisa a Piadena e Régio da Emília, além das fronteiras nacionais, passando por Lisboa, a cidade da sua longa carreira artística, e que conserva o seu arquivo, e ainda Paris, onde se encontra o Fundo Tabucchi. Um percurso que atravessa o tempo, os lugares, a literatura e os sonhos deste grande autor acompanhado pelos testemunhos íntimos da sua família e de quem o conheceu e admirou, entre os quais os escritores Paolo Di Paolo e Maurizio Bettini, o crítico literário Paolo Mauri e o ator Massimo Popolizio.
Com uma obra traduzida em mais de 18 idiomas, autor de obras-primas como “Nocturno Indiano” e “Afirma Pereira” e tradutor para a Itália de muitas obras de Fernando Pessoa, Antonio Tabucchi é um dos intelectuais mais importantes do nosso tempo.
O documentário “Se de tudo fica um pouco. No rasto de Antonio Tabucchi”, de Diego Perucci, será exibido na noite de terça-feira, pelas 23h20, dia 29 de março, na RTP2.