RTP2 estreia “Loving Vincent”, primeira longa-metragem do mundo totalmente pintado à mão. Um filme biográfico sobre Van Gogh
“A Paixão de Van Gogh” é a primeira-longa metragem do mundo totalmente pintada à mão. Uma investigação à vida e controversa morte de Vincent Van Gogh, contada através das suas pinturas e dos que com ele privaram.
Joseph Roulin é o carteiro que Van Gogh pintou e com quem estreitou amizade. Não se convencendo da teoria do suicídio do pintor, envia o seu filho Armand entregar a última carta que o artista havia dirigido ao irmão, Theo.
Ainda que resignado, Armand parte em missão. Quando descobre que o irmão tinha morrido pouco depois de Vincent, começa uma série de encontros com as várias personagens que cruzaram a vida do artista antes dele morrer. Quanto mais pessoas ouve, mais a teoria do suicídio lhe parece infundada. A quem poderá ele entregar a carta, quando todos parecem culpados da morte do pintor?
Este “biopic” sobre Vincent Van Gogh apresenta-se como a primeira longa-metragem “completamente pintada do mundo”. Para animar o filme, foram pintados e repintados 853 quadros a óleo, feitos por mais de 100 artistas diferentes, a partir de 130 obras do lendário pintor holandês. Ao todo, 65 mil fotogramas. A história foca-se mais na morte do que na vida do artista, com a ação a desenrolar-se um ano após a sua morte e pessoas a tentarem perceber o que é que aconteceu ao certo a Van Gogh.
Um filme de Hugh Welchman, o animador britânico responsável pela BreakThru Films, produtora que ganhou um Óscar pela curta “Pedro e o Lobo” em 2006, e da sua esposa, a polaca Dorota Kobiela, que no currículo consta o filme familiar “The Flying Machine”, nunca saído em Portugal.
Robert Gulaczyk, ator polaco conhecido pelo trabalho no teatro e com pouco créditos no cinema, dá voz ao torturado Van Gogh, num elenco que inclui também Douglas Booth, Jerome Flynn, Saoirse Ronan e Chris O´Dowd.
“Loving Vincent”, realizado por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, será exibido a 5 de Setembro, na RTP2, pelas 16h35.