RTP2 estreia “Tribuna Livre”, série ficcionada de debates sobre temas atuais

por Comunidade Cultura e Arte,    28 Novembro, 2024
RTP2 estreia “Tribuna Livre”, série ficcionada de debates sobre temas atuais
DR

Tribuna Livre traz ao ecrã uma série ficcionada de debates sobre temas atuais. Uma ideia original de Teresa Paixão, diretora da RTP2, onde se vão discutir as questões políticas, sociais e culturais que nos definem, mas também o nosso presente e futuro. Tudo isto torna Tribuna Livre numa série única e uma grande novidade na televisão portuguesa.  

Teresa Paixão explica que Tribuna Livre “nasceu do desejo de fazer um debate livre sobre o mundo de hoje fundamentado em artigos, livros e estudos reais. E para isto foi preciso fazer uma ficção”.

Em cada episódio, um debate com um tema diferente, com a participação de atores que vestem a personagem de convidados especialistas e moderação do ator Pedro Almendra, na sua personagem de moderador. Debates sérios e informados, mas interpretados por personagens que não representam nenhum partido real, instituições governamentais ou jornais, mas que defendem o argumento, da autoria de Eugénia de Vasconcellos. “Aqui vamos falar de temas desde o mundo transparente, cultura ou o dinheiro, fim da civilização, woke, conflito israelo-árabe, transumanismo e a nova ordem mundial, entre outros.”, pode ler-se num comunicado.

O projeto tem produção do Centro de Produção Norte da RTP e o responsável pela realização é Luís Porto, o qual afirma: “Não poderei começar a escrever uma linha sobre a Tribuna Livre sem que nela contenha um franco elogio aos atores que lhe trouxeram corpo e voz. Sempre foi esse o meu foco, a minha dedicação e a minha lealdade, para com o elenco que todos os dias fez um trabalho hercúleo nos estúdios do Monte da Virgem. Também foi esta a minha maior dificuldade, o meu maior receio – estar à altura de todos eles”.

Sobre a série, Luís acrescenta: “Tribuna Livre foi pensada e trabalhada para um público interessado em saber mais do mundo em que vive. Esta é uma série que respira um texto formidável, da autoria da Eugénia de Vasconcellos, que através de uma enorme pesquisa, digeriu toda essa informação e compôs três opiniões diferentes sobre cada um dos temas, promovendo o pluralismo de opinião, sem tentar responder a nenhum tema de forma conclusiva, mas levantando questões, expondo ideias, para que o público tire as suas ilações. Tive o prazer de dirigir 37 atores encabeçados pelo apresentador, o extraordinário Pedro Almendra, que irá guiar o público numa descoberta surpreendente dos textos da Eugénia e com o pianista Vasco Dantas a dar-nos o tom de cada um dos episódios. É um debate surpreendente, espero que seja uma boa surpresa!”.

A partir de 1 de dezembro, Tribuna Livre, um programa com uma linguagem e ideias que podem surpreender ao domingo, pelas 22h00, na RTP2.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.