RTP2 exibe documentário sobre vida e obra de Maria Gabriela Llansol

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Março, 2021
RTP2 exibe documentário sobre vida e obra de Maria Gabriela Llansol
Maria Gabriela Llansol / DR
PUB

A vida e obra de uma das mais originais e inquietantes autoras da ficção portuguesa contemporânea

A vida e obra de Maria Gabriela Llansol, uma das mais geniais autoras portuguesas — “o próximo grande mito literário português”, como afirmou Eduardo Lourenço. Através de depoimentos de pessoas próximas, especialistas e ensaístas, o documentário de Abílio Leitão abre caminhos para a compreensão de uma das mais originais e inquietantes autoras da ficção portuguesa contemporânea. 
Construído como se de uma peça de teatro se tratasse, o documentário cruza momentos da vida e obra da autora com a leitura de textos da sua autoria, e recorre a imagens e outros materiais de arquivo.

“Escrever é o duplo de viver”, ou: “A minha maior responsabilidade é contribuir para que um livro seja um ser” refere a autora no seu livro “Falcão no Punho”. Ficção e realidade são, assim, neste documentário, tal como o foram para a autora, uma só coisa. 

A obra de Maria Gabriela Llansol recebeu ao longo da sua vida amplo reconhecimento tendo sido distinguida com o Prémio D. Dinis, em 1985, para “Um Falcão no Punho”; com o Prémio Inasset, em 1986, para “Contos do Mal Errante”; com o Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários e o Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB, em 1991, para “Um Beijo Dado Mais Tarde”; e um segundo Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB, em 2007, desta feita por “Amigo e amiga: curso de silêncio de 2004”. Obras de referência para o documentário.

“Maria Gabriela Llansol — Um Olhar Intenso Pode Incendiar o Texto” será exibido a 11 de Março, pelas 23h40, na RTP2.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados