RTP2 exibe entrevista a Yuval Harari, um dos historiadores contemporâneos mais lidos e conceituados
O que nos reserva o futuro? Entrevista, conduzida por Barbara Bleisch, Yuval Harari, com o historiador israelita Yuval Harari, autor dos livros “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” (2011), “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã” (2015) ou ainda “21 Lições para o Século XXI” (2018).
Yuval Noah Harari (sabe mais sobre o autor) é dos historiadores contemporâneos mais conceituados e mais lidos. Nascido em Israel, é lá professor, na Universidade Hebraica de Jerusalém. No entanto, e para além do seu currículo académico, a sua reputação começou a desenhar-se desde os inícios da década de 2010, quando escreveu “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” (2011). A esse, seguiu-se “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã” (2015) e “21 Lições para o Século XXI” (2018). É um estudo acessível a qualquer leitor, abordando temas de capital importância, como a felicidade, a inteligência, a consciência, o livre arbítrio, atravessando desde a fase de surgimento do homo sapiens (homem sábio) – que classifica como a revolução cognitiva – até à atualidade e ao futuro. O desenvolvimento da linguagem, das sociedades e da ciência encaminham o ser humano para um progresso desenfreado. No entanto, são várias as perguntas e os desafios deixados em aberto pelo historiador na sua bibliografia, especialmente com a ascensão da tecnologia, que, pelo menos, equaciona o cenário de ultrapassar o próprio homo sapiens.
O livro de Yuval Harari “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” (2011) foi um sucesso internacional e recomendado até por Barack Obama, Mark Zuckerberg e Bill Gates. Já no seu livro “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã”, o escritor israelita vira-se para o futuro: o que será do Ser Humano que, no dealbar do século XXI, já não quer ser humano? Agora, que os humanos modernos substituíram a fé em Deus por uma crença em si mesmos, estão prestes a passar a barreira de se tornarem sobre-humanos e se transformarem em deuses. A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses. Os humanos não querem continuar a envelhecer e em Silicon Valley trabalha-se na receita da imortalidade e na fusão entre humanos e máquinas para criar cyborgs superinteligentes. Mas será que estes avanços nos tornarão mais felizes? Ou será que a divisão entre o “Homo Deus”, semelhante a Deus, e o “Homo Sapiens” tradicional levará a divisões profundas e a um novo tipo de guerras baseadas em crenças? E será que nós, humanos, ainda temos escolha? O que nos reserva o futuro?
São estas e outras questões que serão colocadas e respondidas na entrevista “Sternstunde Philosophie – Yuval Harari” que será exibida a 16 de Julho na RTP2, pelas 23h30.