RTP2 exibe “The Dirty Dozen”. Um clássico de guerra com humor sarcástico
Um clássico do cinema e um marco incontornável entre os filmes de guerra, assinado por Robert Aldrich. O filme foi nomeado para quatro Óscares, tendo ganho um relativo aos efeitos sonoros.
“The Dirty Dozen”, ou em português “Os Doze Indomáveis Patifes”, é um filme do cineasta Robert Aldrich, baseado no romance de E.M. Nathanson, que combina de forma perfeita o humor sarcástico e subversivo com ação explosiva. Um marco incontornável entre os filmes de guerra, com as soberbas interpretações de Lee Marvin, Charles Bronson, Jim Brown, John Cassavetes, Trini Lopez, Telly Savalas, Donald Sutherland e Clint Walker.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Reisman (Lee Marvin), um major do exército norte-americano de métodos pouco ortodoxos, é escolhido para liderar um bando de condenados numa missão suicida contra o exército alemão. Se conseguirem sobreviver… os doze indomáveis patifes sairão em liberdade. Depois de semanas de treino exaustivo, vestidos com uniformes alemães, são largados atrás das linhas inimigas. Doze homens, sem nada a perder, vão tentar completar uma missão impossível e salvar o destino do mundo livre.
Ao longo de todos estes anos “Os Doze Indomáveis Patifes” continua a ser um marco incontornável entre os filmes de guerra.
“The Dirty Dozen” será exibido a 26 de Junho, pelas 23h10, na RTP2.