Rui Paixão apresenta processo criativo da criação do LEME, em Ílhavo

por Conteúdo Patrocinado,    3 Dezembro, 2020
Rui Paixão apresenta processo criativo da criação do LEME, em Ílhavo
DR

Rui Paixão, um dos mais conhecidos palhaços da técnica clown em Portugal, o que lhe rendeu um convite para o Cirque du Soleil, apresenta esta sexta-feira, na Gafanha da Nazaré, uma conferência performativa acerca do processo criativo da criação “Irredutível”, que desenvolve para o festival de circo contemporâneo LEME, em Ílhavo, mas também para o Fira Tárrega, em Espanha.

Devido à pandemia, e com estreia adiada para setembro de 2021, decidiu reestruturar o projeto e usar o material de investigação que tem vindo a recolher ao longo dos últimos dois anos para construir uma conferência performativa em torno da palavra Palhaço. Lança-se nesta conferência com o objetivo de alterar o sentido dessa palavra e com a ambição de projetar a sua investigação para um diálogo aberto com o público e a comunidade artística.

A criação, dramaturgia e conceito são de Rui Paixão e Cristóvão Neto, a performance de Rui Paixão, a cenografia e a máscara de Cristóvão Neto e o apoio no processo criativo é da Casota Collective, de Leiria.

Este é o terceiro criador apoiado pelo LEME, em Ílhavo, que já apoiou Ana Jordão e Daniel Seabra para as criações “Chama do mar” e “[HOSE]”, respetivamente. O festival de circo contemporâneo decorreria entre os dias 4 e 6 de dezembro, mas foi adiado para 2021.

A conferência performativa de “Irredutível” acontece esta sexta-feira, 4 dezembro às 21:00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A entrada é gratuita, mas requer reserva de bilhete nos locais habituais.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados