Segunda edição do E-Commerce Experience Portugal
O primeiro programa global de fomento, formação e aceleração de E-commerce em Portugal, o E-Commerce Experience, dará início à segunda edição portuguesa no dia 26 de setembro, pelas 15 horas num evento de abertura no Lispolis – Pólo Tecnológico de Lisboa, em Telheiras.
O programa E-Commerce Experience tem por objetivo ajudar as empresas participantes a otimizar e acelerar o crescimento de operações de E-commerce online. O Programa contempla Pequenas, Médias e Grandes empresas, tem a duração de seis meses e potencializa o mercado por meio da troca de experiências entre os profissionais, com palestras, workshops e mentorias. Entre os oradores já confirmados constam Paulo Pinto, CEO da La Redoute, Paulo Vivas da Delta Cafés e Adriana Lima da Google.
Paulo Pinto, CEO La Redoute, explica que “o comercio eletrónico em Portugal tem crescido muito nos últimos anos mas a sua penetração continua aquém da media europeia e longe dos grandes mercados. O conhecimento nessa área tem crescido através de ofertas académicas mais numerosas e variadas mas todos sabemos que a pratica consolida o nosso conhecimento. O programa E-commerce Experiencia é um acelerador de conhecimento fundamentado na partilha e na criação de network cujo abrangência das temáticas faz da iniciativa uma oportunidade única de crescimento nessa área. Essa ação é útil para todos os profissionais e capital para que o nosso pais converge para outros patamares de digitalização“, explica.
O Bootcamp, evento de abertura do programa, acontecerá no dia 26 de setembro no Fórum tecnológico Lispolis, em Telheiras, pelas 15 horas e, tal como na primeira edição, é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia que pode ser feita através do site da iniciativa.
No Bootcamp 2018 estiveram presente mais de 700 profissionais que assistiram a palestras de profissionais de e-commerce em Portugal e celebraram o arranque da primeira edição portuguesa do Programa E-Commerce Experience.
Este ano, a organização conta com uma agenda recheada de temas por profissionais de excelência na área do e-commerce, que abordarão questões e temáticas atuais. Entre os oradores estão Paulo Pinto (La Redoute), Adriana Lima (Google), Paulo Vivas (Delta Cafés), Gaspar d’Orey (Dott), Sérgio Ferreira (EY), Nuno Almeida (ONU), Eduardo Barreto (Hipay). É uma oportunidade única para conhecer as empresas já selecionadas, entre elas, Lanidor, F.P.F. (Federação Portuguesa de Futebol), Leroy Merlin e Sporting Clube de Portugal, além de outros profissionais que trabalham no mercado digital.
O arranque do programa no dia 26 de setembro incluirá um primeiro evento dinamizado pela Dott, o maior shopping online de Portugal, que arrancou em maio deste ano e que é o primeiro marketplace 100% português. Entre os parceiros que ajudam a desenvolver e potenciar o mercado de e-commerce em Portugal estão a Google, LISPOLIS – Pólo Tecnológico de Lisboa, E-Commerce Brasil, NOVA IMS, e apoio direto da Dott, Sibs, EY, NOS, Hipay, Dinamize, DPD Portugal, Kia, PLMJ, U5 Marketing, EDIT, Kapten e Media em Movimento.
Na edição passada, o programa reuniu 20 dos principais players do mercado nacional, como Delta Cafés, Sacoor Brothers, Science4you, Sportzone, Master Swiss, O Boticário, Knot, Dalifal, Worten, Planetiers e Salsa Jeans. Juntas, estas Pequenas, Médias e Grandes Empresas foram acompanhadas durante seis meses ao longo dos quais houve espaço para eventos públicos nos quais os empreendedores, executivos e profissionais de e-commerce e marketing em Portugal puderam participar e dar o seu contributo.
Entre os participantes da edição anterior, está Sara Midões, responsável de E-commerce na Knot, e explica que “o E-Commerce Experience abriu-nos os horizontes. Nós vimos grandes empresas abrirem as suas portas e partilharem os seus processos, os seus indicadores, as suas dores de crescimento, os seus fracassos e sucessos.”
Já a organização afirma que “Portugal tem desafios muito parecidos com os que vimos no Brasil há 5 anos. Tem sido incrível a troca de experiências e aprendizados entre os dois países. Portugal tem muito a desenvolver ”, explica Vanessa Caldas, fundadora do E-Commerce Experience em Portugal e no Brasil.