Sérgio Graciano filma em Angola trilogia do escritor Ruy Duarte de Carvalho

por Lusa,    24 Abril, 2023
Sérgio Graciano filma em Angola trilogia do escritor Ruy Duarte de Carvalho
Fotografia de Denise Jans / Unsplash

O realizador português Sérgio Graciano está em Angola a filmar a longa-metragem “Os Papéis do Inglês”, a partir de uma trilogia do escritor angolano Ruy Duarte de Carvalho, revelou a produtora Leopardo Filmes.

“A narrativa segue o próprio Ruy Duarte de Carvalho, poeta, romancista e cineasta, quando este descobre que o seu pai havia deixado uns papéis no deserto do Namibe que o poderiam ajudar a desvendar um mistério ocorrido em 1923”, referiu a produtora em nota de imprensa.

O filme, que está a ser rodado no sul de Angola, conta com argumento do escritor angolano José Eduardo Agualusa e é uma adaptação da trilogia “Os Filhos de Próspero”, composta pelas obras “Os Papéis do Inglês” (2000), “As Paisagens Propícias” (2005) e “A Terceira Metade” (2009).

O elenco integra João Pedro Vaz, David Caracol, Miguel Borges, Joana Ribeiro, Carolina Amaral, Afonso Pimentel, Maya Booth e Ian Toner. 

Segundo a produtora Leopardo Filmes, o projeto também dará origem a uma minissérie de seis episódios.

O escritor e antropólogo Ruy Duarte de Carvalho nasceu em Santarém em 1941, naturalizou-se angolano na década de 1980 e morreu em 2010 na Namíbia, onde vivia. Foi um autor multifacetado, cuja obra se estendeu da literatura às artes plásticas, ao cinema e à antropologia.

Sérgio Graciano trabalha há cerca de duas décadas em audiovisual, em particular em realização para televisão, e em cinema.

Em 2022 assinou o filme “Salgueiro Maia – O Implicado” e as séries “A Rainha e a Bastarda” e “Da Mood”. 

Anteriormente filmou, entre outros, as longas-metragens “A impossibilidade de estar só” e “O som que desce da Terra”, e a série “A Generala”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.