Série “Adolescência” será disponibilizada nas escolas francesas como recurso didático

A série britânica “Adolescência” (ler crítica), que explora os efeitos nos jovens dos conteúdos misóginos nas redes sociais, será disponibilizada nas escolas de França como recurso didático, anunciou a ministra da Educação.
Em entrevista ao canal LCI, Elisabeth Borne explicou que a produtora da série de sucesso transmitida pela plataforma Netflix “cedeu os direitos” e que, por isso, o Ministério da Educação Nacional “vai oferecer cinco sequências educativas baseadas nesta série para jovens” a partir do oitavo ano.
Estes excertos da minissérie, já exibidos nas escolas britânicas, são “muito representativos da violência que pode existir entre os jovens” e estarão disponíveis para exibição “como apoio educativo a partir do oitavo ano”, adiantou a governante francesa.
Segundo Elisabeth Borne, a iniciativa pretende ajudar a consciencializar os jovens para o problema da “sobre-exposição aos ecrãs e da banalização da violência nas redes sociais”, assim como para a disseminação de mensagens misóginas que defendem a violência contra as mulheres.
Ao longo de quatro episódios, a “Adolescência” conta a história de Jamie Miller, um adolescente de 13 anos acusado da morte de uma rapariga, abordando o perigo da propagação entre os jovens de ideias misóginas e discriminatórias, nas redes sociais e em grupos fechados na Internet.
Inspirada em casos semelhantes que aconteceram no Reino Unido, a série gerou, no início deste ano, um intenso debate, com a publicação de diversos artigos na imprensa de vários países sobre a proliferação de conteúdos misóginos nas redes sociais, a proteção das crianças no ambiente digital e o sentimento de impotência dos pais.