Série “Os Lusíadas” estreia esta semana na RTP2. Dez atrizes dizem os cantos da epopeia de Luís Vaz de Camões

por Comunidade Cultura e Arte,    6 Novembro, 2024
Série “Os Lusíadas” estreia esta semana na RTP2. Dez atrizes dizem os cantos da epopeia de Luís Vaz de Camões
Beatriz Batarda / Fotografia de RTP
PUB

Dez atrizes dizem na íntegra “Os Lusíadas”. Uma ideia original de Daniel Gorjão para ver nas noites de quinta-feira da RTP2.

“Os Lusíadas” pretende responder à questão: qual a reflexão, nos dias de hoje, de um texto com quase 500 anos? Através da voz de 10 atrizes, mulheres muito diferentes entre si, em dez episódios, cada uma diz um dos cantos da epopeia. Beatriz Batarda, Inês Vaz, Carla Gomes, Rita Cabaço, Maria João Luís, Mónica Calle, Sandra Hung, Círila Bossuet, Inês Castel-Branco e Carolina Amaral são os rostos do projeto. “Onde dizer e como dizer, é a descoberta que queremos propor a quem assiste a esta obra-prima da literatura portuguesa.”, pode ler-se num comunicado da RTP. 

Inês Castel-Branco / Fotografia de RTP

Para Daniel Gorjão, “a ideia de ‘Os Lusíadas‘ nasceu da necessidade de celebrar os 500 anos do nascimento do poeta maior Luís Vaz de Camões. Ao cruzar-me com o filme ‘8816 Versos’ de Sofia Marques, em que acompanhamos o tour de force de António Fonseca que os decorou, pensei na fixação na integra desta obra em formato audiovisual, tentando responder ao exercício de trazer este texto para a contemporaneidade, para o colocar em diálogo com a sociedade e o país numa era pós-colonialista. Abordamos então o texto através da voz de dez singulares atrizes, recorrendo a diversos cenários que de alguma forma fazem um retrato do país, em estreita ligação ao conteúdo de cada canto. Uma série de dez episódios que esperamos que torne diferente e mais acessível a forma como nos relacionamos com a escrita de Luís de Camões. Para concretizar esta ideia convidei, também uma mulher para dirigir o projeto, Patrícia Couveiro, pois é para mim importante também perceber o feminino nas palavras do poeta. Espero que se deixem levar por esta obra-prima da literatura portuguesa”.

Em “Os Lusíadas” tudo foi pensado com muito cuidado e pormenor, prova disso são os cenários escolhidos para cada um dos Cantos, todos eles dialogam com o texto e com a contemporaneidade, com aquilo que é o país hoje dia.

A partir de 7 de novembro, “Os Lusíadas” para ver semanalmente à quinta-feira, às 23h00, na RTP2.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.