“Sétimo Dia”. Chega às livrarias portuguesas livro inédito de Daniel Faria

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Junho, 2021
“Sétimo Dia”. Chega às livrarias portuguesas livro inédito de Daniel Faria
Daniel Faria / DR
PUB

“No ano em que o autor celebraria o seu 50.º aniversário, é tempo de descobrirmos Sétimo Dia“, revelam os responsáveis da editora Assírio & Alvim em comunicado. O livro tem 160 páginas e um preço de 15,50€.

Pouco após o falecimento de Daniel Faria, a 9 de junho de 1999, as primeiras incursões no espólio recolhido no mosteiro em Santo Tirso onde o poeta se havia recolhido revelaram, entre outros documentos, um conjunto de catorze folhas em formato A4, impressas, onze delas cor-de-rosa e as restantes brancas. Seria esta a génese de Sétimo Dia, o inédito agora disponível. A viagem até ao texto que aqui se apresenta revelar-se-ia muito mais complexa.

“É duro não ter ninguém que nos diga que deixamos um pouco da barba por desfazer. É duro não ter ninguém que nos tire um cisco do olho. Os olhos que estão sempre tão ameaçados. Por tudo o que se vê, pela ausência, pelo pó, pelo sono, pelos máximos do carro que nos aparece em frente, pelas próprias pestanas que nos defendem, pelo invisível, pela violência, pela nudez, pela beleza, pelo desastre, pela miopia. Sobretudo pela aparência. É preciso alguém que nos livre da ceguez.” (excerto do livro)

Através dos cinco dias dos primeiros tempos, Daniel Faria leva-nos pelo caminho do nascimento dos seres inaugurais – do «Primeiro homem. Primeiro dia» ao «Quinto homem. Quinto dia». São textos breves, fulgurantes, onde se questiona esse ponto de origem de tudo o que conhecemos. Nas palavras de Francisco Saraiva Fino, a quem coube a organização do livro, ouçamos a melodia vertiginosa destes textos: «cada um destes homens, cada uma destas vozes e cada um destes cantos, não lhes toquemos senão com os materiais secretos / Do amor» [em «A raiz do corpo glorioso»].

O livro estará disponível nas livrarias a 23 de junho.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados