Slutwalk Porto: o que nos leva a lutar por uma sociedade mais justa
A ideia da organização é criar uma manifestação por uma cidadania plena, com segurança e autodeterminação para todas as pessoas independentemente do seu género.
No Sábado, 13 de Julho, a Slutwalk Porto – Marcha das Galdérias volta a sair à rua, desta vez com o mote “Sim, Estamos a pedi-las: Autonomia, Liberdade e Justiça”. Com começo às 22 horas na Praça de Carlos Alberto, passaremos pelos pontos mais frequentados da movida portuense, reivindicando o nosso espaço e o nosso direito a uma existência sem assédio.
Realizar-se-á antes, no dia 19 de Junho, uma festa de angariação de fundos para a Marcha nos Maus Hábitos a partir das 00h com performances, DJ Sets e sorteios num contexto feminista sex positive, body positive e com base no respeito mútuo por todas as pessoas presentes.
A Slutwalk é um movimento feminista internacional fundado no Canadá, em 2011, que pretende denunciar e combater uma sociedade que continua a culpabilizar as vítimas dos crimes sexuais e domésticos, em vez de punir os agressores.