Sónar Lisboa celebra música eletrónica com mais de 50 apresentações em abril

por Lusa,    12 Março, 2025
Sónar Lisboa celebra música eletrónica com mais de 50 apresentações em abril
Max Cooper / DR
PUB

O festival Sónar Lisboa 2025, marcado para abril, inclui mais de 50 apresentações, de artistas como Underworld, The Blaze, Nina Kraviz e Max Cooper, numa celebração do presente e descoberta do futuro da música eletrónica, foi hoje anunciado.

Na 4.ª edição o festival, que junta música, criatividade e tecnologia no Parque Eduardo VII, “vai ligar grandes nomes do panorama internacional com as micro cenas locais mais emocionantes, num programa com cerca de cinquenta apresentações, para celebrar o presente e descobrir o futuro da música eletrónica e a da cultura do clube”, de acordo com a organização, em comunicado.

O cartaz do Sónar Lisboa 2025 é encabeçado por “figuras maiores” como The Blaze, Modeselektor, Underworld, Nina Kraviz, Richie Hawtin DEX EFX X0X, Jeff Mills, Jennifer Cardini e os novos espetáculos “EXHIBIT” de Anetha, “My Own Shadow” de Marcel Dettmann e “Lattice 3D/AV” de Max Cooper.

Entre os “artistas emergentes” incluídos no cartaz contam-se KI/KI, Héctor Oaks, Or:la, Gabber Eleganza com “The Hakke Show”, ISAbella, Clementaum, Dee Diggs, BASHKKA, Ogazón, JASSS, Valesuchi, RHR, NOIA e Josh Caffé.

Além disso, há também uma parte da programação a cargo das editoras e coletivos Príncipe x TraTraTrax, Dengo Club e Enchufada, “que ligará o vibrante underground de Lisboa com cenas de todo o mundo” e inclui artistas como Lua de Santana, DJ Firmeza, Nick León, Mu540, San Farafina, Bitter Babe, Pedro da Linha e DJ Lycox.

O Sónar Lisboa 2025 congrega “dois festivais num só”: o Sónar by Day, nos dias 12 e 13 de abril, e o Sónar by Night, nos dias 11 e 12 de abril.

No Sónar by Day as atuações dividem-se por três palcos, dois ao ar livre e um fechado, já o Sónar by Night “oferece uma experiência clubbing completa num único palco”.

O programa do Sónar+D, a vertente do festival dedicada às tecnologias criativas, inclui três ‘masterclasses’ – dos artistas digitais Boldtron, da dupla de artistas visuais Hamill Industries e da curadora Kaitlyn Davies, juntamente com o tecnólogo criativo Brian Wong – no dia 11 de abril.

A organização lembra que o Sónar Lisboa “dará início à temporada Sónar de 2025, que depois levará o melhor da música eletrónica ao Sónar Istambul, nos dias 09 e 10 de maio, antes da 32.ª edição do Sónar Barcelona, nos dias 12, 13 e 14 de junho”, que conta com o músico e produtor português Branko está entre os artistas confirmados.

Os passes para o Sónar Lisboa 2025 já estão à venda, em www.sonarlisboa.pt. O festival Sónar realiza-se desde 1994 em Barcelona e chegou a Lisboa em 2022.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.