Sopa de Pedra estreiam música de Amélia Muge no Capitólio

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Fevereiro, 2019
Sopa de Pedra estreiam música de Amélia Muge no Capitólio
PUB

Amélia Muge, uma referência para as Sopa de Pedra, compôs “Pé de Sopa”, a música que o grupo à capella vai estrear no próximo sábado, dia 16, no concerto agendado para o Cineteatro Capitólio. Com arranjo de Sara Yasmine, Teresa Campos e Mariana Gil, “Pé de Sopa” será uma das músicas do alinhamento a par dos temas que fazem parte do álbum “Ao longe já se ouvia”.

Considerada a mais respeitada e prolífica compositora e cantora portuguesa da actualidade, Amélia Muge é uma das convidadas das Sopa de Pedra no concerto no Capitólio, a quem se juntam o grupo vocal feminino Cramol, o multi-instrumentista Daniel Pereira Cristo, José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa), o percussionista José Salgueiro e a cantora Lula Pena.

“Aqui soa – reverbera – um universo múltiplo e maior. Com elas entramos numa outra coisa, onde ouvir é tudo o que pode ser escutado de muitas maneiras. Há uma força de viver, uma dor, uma alegria aqui doce, ali canalha, um indizível mistério, neste canto que a nada se acomoda – nem a modas, nem a tradições. Por isto tudo, aqui o tempo das cantigas é uma viagem no espaço dos encontros primordiais que dão este sabor que nos lembra a sopa rica da avó, a sopa fria das tardes quentes, o caldo de inverno e outros sabores de cheiros desconhecidos, vindos de longe, ou mesmo até, a estranheza dessas experiências que não conseguimos relacionar com mais nada. Ficamos com vontade de fazer uma vénia. De dar um abraço. De repetir a dose. Entre o consolo do sabor e o aroma dos vapores que daqui se emanam, decididamente, respiramos melhor.”, Amélia Muge sobre as Sopa de Pedra.

Este concerto serve ainda para marcar a reedição do álbum de estreia, “Ao longe já se ouvia”, que esgotou em apenas um ano. “Os Bravos”, tema da música popular açoriana, tem agora um videoclip. O som foi captado ao vivo por Quico Serrano na Casa da Música, os arranjos são das Sopa de Pedra e a produção da Moonway Films.

Após o concerto no Capitólio, as Sopa de Pedra vão iniciar o próximo projecto com a pianista Joana Gama com quem vão revisitar o repertório de Lopes Graça, um dos maiores maestros e compositores do século XX.
Para este ano está ainda prevista a edição em vinil de um novo álbum com temas originais das Sopa de Pedra.

Os bilhetes para o Cineteatro Capitólio, dia 16 de Fevereiro, custam 15€ e estão em venda em blueticket.pt e nos locais habituais.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados