Teatro Aveirense celebra 140 anos e anuncia novidades

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Março, 2021
Teatro Aveirense celebra 140 anos e anuncia novidades
PUB

O Teatro Aveirense celebra os seus 140 anos a 5 de março. Atualmente de portas fechadas devido à pandemia e à antecipação da sua obra de reabilitação, a estrutura decidiu assinalar a data através de um conjunto de vídeos criados com vários membros da comunidade artística e criativa de Aveiro. O primeiro é lançado no dia do aniversário e os restantes nos dias seguintes.

Realizados por Nuno Barbosa, estes vídeos, de curta duração, contam com as atuações de Lara Pereira, mema., Nico Pires e Teresa Queirós, com um texto original de Bruno dos Reis. As filmagens aconteceram no topo do Teatro Aveirense, beneficiando da luz e cenário que este espaço proporciona, numa alusão ao seu envolvimento com a cidade, a região e o mundo. A frase que sintetiza esta ideia é “Deste palco vê-se o mundo”.

Com o assinalar do aniversário, o Teatro Aveirense anuncia ainda o seu regresso para setembro, altura em que terá uma nova identidade gráfica e novas ferramentas de comunicação, assim como uma exposição e um livro que têm como objetivo mostrar este teatro de forma inédita. É anunciada ainda uma programação para celebrar os 140 anos, com eventos nas diversas áreas artísticas que têm feito parte da história do Teatro Aveirense. Para mais tarde fica a revelação do programa completo. 

A reabilitação do Teatro Aveirense

A empreitada de renovação do Teatro Aveirense teve início em fevereiro e representa um investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 1,5 milhões de euros, visando intervir de forma generalizada na conservação das infraestruturas, equipamentos e organização funcional. 

A opção de renovar o Teatro decorreu da sua utilização intensiva e da ausência de ações regulares de manutenção e renovação do edifício desde a última grande intervenção de reabilitação, em 2003. A empreitada engloba toda a estrutura e os seus elementos construtivos, as redes de infraestruturas, todos os equipamentos mecânicos e a sua organização funcional, assim como a capacitação ao nível da modernização do equipamento e dos meios de comunicação. 

Esta obra tinha apontado o seu início para julho de 2021, mas a evolução da pandemia do Covid-19 determinou o encerramento do Teatro Aveirense sem data perspetivada para a sua reabertura. Estando criadas todas as condições necessárias para o avanço da intervenção, foi decidido iniciá-la desde já.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados