Teatro Nacional São João cria projeto de apoio a artistas ucranianos 

por Comunidade Cultura e Arte,    16 Março, 2022
Teatro Nacional São João cria projeto de apoio a artistas ucranianos 
Teatro Nacional São João / Fotografia de João Tuna
PUB

Projeto “Ucrânia – Palco Livre” pretende atribuir bolsas de criação artística a profissionais da cultura que se instalem em Portugal.

O Teatro Nacional São João decidiu criar o projeto “Ucrânia – Palco Livre”, dirigido a artistas de teatro e profissionais da cultura ucranianos que, no contexto da guerra naUcrânia e da crise humanitária dela resultante, venham a instalar-se em Portugal. “O São João disponibilizou, de imediato, uma verba de 50 mil euros e ambiciona agora envolver várias empresas da região Norte do país, com o intuito de reforçar o orçamento do projeto”, pode ler-se num comunicado enviado para a nossa redacção.

“A expetativa é de que este programa venha a permitir atribuir entre 20 e 40 bolsas de criação artística a profissionais da cultura ucranianos”, pode ler-se ainda no mesmo texto. Para além desta iniciativa, o Teatro Nacional São João vai também doar à campanha Emergência Ucrânia, da UNICEF, todas as receitas das comemorações no São João do Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março. 

O programa “Ucrânia – Palco Livre” vai começar a ser implementado nas próximas semanas e tem dois eixos fundamentais: 1) a atribuição de bolsas de criação artística a profissionais (de teatro, mas não só) que desenvolverão projetos no quadro da programação do São João, ou realizarão workshops no âmbito do seu Centro Educativo, e 2) a integração de atores e atrizes e outros profissionais de áreas técnico-artísticas teatrais na atividade do Teatro Nacional São João, nomeadamente nos seus projetos de produção. 

O montante disponível deste projeto poderá ainda aumentar, em função do número de pessoas que venham a associar-se. “Com este programa, o Teatro Nacional São João pretende beneficiar a integração de artistas e outros profissionais da cultura ucranianos numa estrutura de produção estável e abrir um espaço de programação que permita a refugiados retomar a sua atividade artística em Portugal”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados