Teatro Nacional São João estreia “Longa Jornada Para a Noite”, de Eugene O’Neill, com encenação de Ricardo Pais
O espetáculo marca o reencontro de João Reis, Emília Silvestre e Pedro Almendra no palco do Teatro São João. Coprodução do Ensemble – Sociedade de Actores com o TNSJ estreia hoje, dia 20 de abril.
Longa Jornada Para a Noite, do dramaturgo norte-americano Eugene O’Neill, é uma peça de reencontros e regressos ao Teatro Nacional São João. Para percorrer esta Longa Jornada, o Ensemble – Sociedade de Actores, histórico parceiro de repertório do TNSJ, convocou um conjunto de nomes indissociáveis da identidade artística deste Teatro Nacional. Da tradutora Luísa Costa Gomes ao encenador Ricardo Pais, da atriz Emília Silvestre aos atores João Reis e Pedro Almendra.
Eugene O’Neill compôs esta “peça de antigas penas, escrita a lágrimas e sangue” entre 1939 e 1941, mas a autobiográfica Longa Jornada Para a Noite só seria publicada e representada postumamente, em 1956, a pedido do autor. Ricardo Pais, fundador do ideário do Teatro Nacional São João, regressa novamente à casa que dirigiu durante dez anos para encenar a obra-prima de O’Neill, ele próprio considerado o founding father da moderna dramaturgia norte-americana. Texto seminal do teatro psicológico do século XX, Longa Jornada Para a Noite oferece-nos, segundo Ricardo Pais, “o primeiro grande retrato teatral de uma família disfuncional”.
O espetáculo marca o reencontro de três atores que protagonizaram diversas produções do Teatro Nacional São João nos últimos 25 anos. João Reis, Emília Silvestre e Pedro Almendra voltam a atuar juntos no palco do Teatro São João. O elenco da peça conta ainda com Simão do Vale Africano e Joana Africano.
Longa Jornada Para a Noite está em cena a partir de hoje, 20 de abril, até 7 de maio, às quartas-feiras, quintas-feiras e sábados, às 19h00, sextas-feiras, às 21h00, e domingos, às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.