Teatro Nacional São João promove várias actividades destinadas a todas as idades
Masterclass, leituras e a revisitação de Otelo são as propostas da Casa para assistir no site, redes sociais, Vimeo e Zoom.
Com o objectivo de manter viva a actividade teatral, o Teatro Nacional São João (TNSJ) tem partilhado online algum do trabalho que tem vindo a desenvolver. A transmissão semanal de espectáculos no digital arrancou com Castro, encenada por Nuno Cardoso – director artístico da Casa – e, todos os dias, têm sido partilhadas nas redes sociais memórias daqueles que habitaram o TNSJ e cujo testemunho integra o primeiro volume dos Cadernos do Centenário, O Elogio do Espectador. Para esta semana foi preparado um programa que, para além da transmissão de um espectáculo, integra várias leituras e uma masterclass que se divide em três momentos e que arranca amanhã, às 18h00. As actividades decorrem até dia 3 de maio e podem ser acompanhadas no site do TNSJ, no Facebook e Instagram, assim como no Vimeo e no Zoom.
Quando a história do teatro se confunde com a da humanidade
No dia 7 de março assinalou-se o centenário do edifício do Teatro São João e Nuno Cardoso celebrou a efeméride com a apresentação de uma viagem improvisada e imprevisível desde a Antiguidade até aos dias de hoje, com a História do Teatro Ocidental em Duas Horas. Para os que não tiveram oportunidade de participar e para os que queiram revisitar esta viagem alucinante pelo tempo e pelas formas de nos representarmos, entre amanhã e quinta-feira vai ser possível fazê-lo através da plataforma Zoom (acesso disponível aqui). Às 18h00, o director artístico do TNSJ e o elenco quase residente da Casa reúnem-se virtualmente para uma masterclass sobre a História Universal do Teatro em três zooms, provavelmente.
Leituras de Quarentena pela companhia quase residente
Para “espantar a solidão e o medo e para celebrar a vida”, o São João propõe as Leituras da Quarentena. Esta semana, as histórias de sete mulheres e três homens durante a Peste Negra ganham voz e expressão com a companhia quase residente da Casa – Afonso Santos, Joana Carvalho, João Melo, Maria Leite, Mário Santos e Rodrigo Santos expõem as idiossincrasias humanas com Decameron, de Giovanni Boccaccio. Esta obra do século XIV pode ser revisitada “virtualmente” através do site do TNSJ, do Vimeo (aqui) e do Facebook, entre hoje e quinta-feira, às 22h00.
Como Tu serve de mote para convite aos mais novos
“Olha o céu / tão azul / que agora ficou cinzento: / vai voltar a ser azul / e a ter sol.” Esta estrofe da poeta e tradutora Ana Luísa Amaral integra o livro Como Tu, uma obra de onde brotam palavras que irradiam união e solidariedade e que são tão precisas nos dias que correm. A actividade é um convite aos mais novos para viajarem pela vida, educação ambiental, cidadania e sexualidades. O livro de poemas, que faz parte do Programa Nacional de Leitura, foi escolhido pelo Centro Educativo do TNSJ para iniciar este novo projecto de leituras. O arranque dá-se na quarta-feira, às 15h00, na plataforma ZOOM, e o acesso está disponível aqui. Os interessados devem inscrever-se até ao início da sessão igualmente no site do São João.
Tragédia de Shakespeare assinala o arranque do mês de maio
Otelo, a segunda incursão de Nuno Carinhas no universo de William Shakespeare, sobe ao palco digital do São João para mais uma “temporada”. Nessa história que se precipita para o fim, o encenador serviu-se de um jogo de duplicidades para tornar o público numa testemunha cúmplice das mortes em direto. Pela mão de Pedro Filipe Marques, a música de Otelo regressa ao São João, através de uma transmissão no site, no Vimeo (aqui) e nas redes sociais da Instituição. A emissão online decorre às 22h00 de sexta-feira, ficando disponível até às 24h00 de domingo.