TEDxULisboa transforma-se em evento totalmente digital e gratuito
Em 2020 estamos a ser postos à prova no que diz respeito à adaptação, obrigando-nos a encontrar soluções para o que já se encontrava definido. O TEDxULisboa não é exceção e mostra-nos como é possível continuar a apostar nos projetos idealizados, ainda que seja necessário moldá-los a uma nova realidade. Criou-se assim uma nova oportunidade: o TEDxULisboa no mundo digital.
Para garantir a segurança e saúde de todos os participantes envolvidos no maior TEDx universitário, a organização decidiu adaptar o evento ao meio digital, transformando o acesso gratuito para todas as pessoas sem que tenham de sair de casa. O YouTube, a APP do TEDxULisboa, o Instagram e o Zoom serão as plataformas utilizadas para as diversas atividades que o evento irá concretizar. Para além das TEDx Talk, irão realizar-se diretos com oradores no Instagram, onde todos podem participar, ganhar prémios em jogos interativos e debater novas temáticas.
Perspetivas é o ponto de partida da segunda edição e pretende abordar, entre outros assuntos, as diferentes possibilidades de resolução para um determinado problema. Para isso, os debates serão focados em diversos temas desde a política à ciência, explorando também a cultura, o ambiente e a tecnologia. Entre os oradores que irão partilhar a sua experiência através da TEDx talk, encontramos nomes de várias áreas como Murta, Eduardo Rêgo, Carla Rocha, Hedi Young, Zé Mágico e Catarina Ramos.
O evento TEDxULisboa é organizado por um grupo heterogéneo de estudantes e trabalhadores, que já conta com cinco anos de experiência no meio. A iniciativa prentende dar espaço para as ideias e opiniões que estão a mudar o mundo, promovendo a inovação através da educação e investigação. A organização, em comunicado à imprensa, afirma que “esta é uma experiência de livre acesso e uma porta aberta para o conhecimento”, que irá realizar-se em entre os dias 17 e 20 de junho.
Artigo escrito por Madalena Soares e originalmente publicado em Espalha Factos.