The Avalanches no Lisboa ao Vivo: a generosa arte de bem samplar

por Tiago Mendes,    1 Julho, 2022
The Avalanches no Lisboa ao Vivo: a generosa arte de bem samplar
Sofia Rodrigues / CCA
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Emoção, festa, dança e nostalgia; há saudade e ânimo na música dos The Avalanches, que na última terça-feira à noite visitaram o Lisboa ao Vivo e ofereceram ao público português um aconchegante e vivo concerto, de forma generosa, carinhosa e emotiva. Deu gosto voltar a recordar que a música electrónica pode ser capaz de interligar vastas mesclas de referências, de visitar tantas sonoridades ao mesmo tempo que se afirma com uma identidade e coesão próprias, um carimbo artístico que tagga uma nova autoria.

A sala não estava muito cheia — calculamos que estaria ocupada pouco mais de metade da lotação do espaço. Vendo o copo meio vazio, a distribuição menos concentrada do público resulta num menor contágio de emoção entre os ouvintes, há uma sensação de espaço excessivo entre os corpos que constrange ligeiramente a criação de um mood coletivo mais intenso. Vendo o copo meio cheio, a bolha espacial de cada ouvinte permite mais movimento, uma dança expressiva e incontida: e sentia-se essa liberdade e esse espaço nos saltos e balanços entusiasmados do público; alguns segmentos do público, em particular as primeiras filas, transbordavam euforia. De resto, muitos sorrisos entre a plateia, e uma sensação palpável de tranquilidade e prazer de se estar ali.

Sofia Rodrigues / CCA

O carinho e a dedicação com que os The Avalanches construíram, ao longo de cada projeto seu, uma impressionante e rica colecção de samples constitui um dos grandes valores da carreira dos The Avalanches. Abarcando uma gama de géneros vasta (disco, pop, hip hop, folk, electrónica, canções de musicais…), esses recortes são rearranjados em novas composições, guiadas pelo bom gosto da banda. O género musical — plunderphonics — serviu de inspiração a muitos artistas de electrónica, que continuam a  aprimorá-lo e a levá-lo por novos caminhos — quer pela via mais soturna e espacial do vaporwave (por exemplo, de Oneothrix Point Never), quer por outras bem mais luminosas e eufóricas (impossível não destacar a impressionante obra que DJ Sabrina The Teenage DJ tem vindo a criar nos últimos anos).

Os The Avalanches foram padrinhos desse movimento sónico, com o seu álbum seminal Since I Left You (editado em 2000), uma das obras responsáveis pela afirmação e expansão dos plunderphonics enquanto género musical (a par de Endtroducing…., de DJ Shadow). Mas a sua discografia mostra uma evolução considerável, também ao nível do método de trabalho: o primeiro álbum (Since I Left You), com a maior densidade de samples por metro quadrado, é praticamente composto apenas por essas novas colagens de texturas tão diversas; o segundo (Wildflower), mantendo essa fórmula, apresenta uma atmosfera diurna, mais grounded e groovy. O papel do baixo, por exemplo, assume uma proeminência crescente. É esta a inflexão do método dos The Avalanches que se prolonga para o seu terceiro trabalho: We Will Always Love You, lançado no final de 2020 (depois a pandemia obrigar ao seu adiamento por largos meses), exibe um trabalho de estúdio em que a performance instrumental — para além dos inescapáveis e deliciosos samples — assume já um lugar central no processo criativo.

Sofia Rodrigues / CCA

Este processo de evolução demonstra o poliedro musical que vive na cabeça do duo australiano. E o concerto de ontem à noite no Lisboa ao Vivo foi prova disso. Quando se apresentaram pela primeira vez em Portugal, no Nos Alive! 2017, o público foi presenteado com um espetáculo frenético, algo caótico e, diria até, caricato (num bom sentido!). Na altura, a banda optou por um formato live, com instrumentos presentes em palco e — opção mais questionável — uma série de cantores de apoio que saltavam pelo palco e interpretavam parte dos samples vocais e das linhas de rap constantes nas gravações de estúdio. O espetáculo no Lisboa ao Vivo foi uma experiência bem diferente: sem mais ninguém em palco, o duo saltitou entre sintetizadores e computadores (usando ainda o teremim, um dos instrumentos musical que nunca deixa de interpelar a nossa curiosidade), numa experiência próxima de um dj set. Não desconsiderando nenhuma das opções, este segundo formato pareceu-nos estranhamente mais orgânico — um lugar semelhante ao do estúdio em que os The Avalanches dão largas à sua criatividade; e em que o sample — o recorte pré-gravado, por vezes com largas décadas de vida — adquire um valor quase sagrado, é matéria-prima que ganha vida nova.

O foco da setlist esteve no mais recente álbum, We Will Always Love You, tanto a nível da quantidade de canções trazidas para a mistura, como na forma como os temas dos outros álbuns foram enquadrados no alinhamento. Isto é: assistimos a um concerto menos groovy e frenético do que o dos Nos Alive!. O mais recente trabalho da banda inclui passagens reflexivas, um ambiente mais espacial e difuso, e momentos de assumida contenção. Sentimos que estas premissas influenciaram a forma como alguns dos samples foram repescados para o set. O caso de “If I Was a Folkstar” (canção pela qual temos de assumir uma especial predilecção) é disso mesmo exemplo. A voz de Chaz Bundick (Toro y Moi) surge com a linha melódica do tema; mas num cenário harmónico completamente alterado. Tirada do seu contexto, a canção constrói-se em novos termos: são novas as texturas e os acordes que a acompanham, modificando a essência da canção que estamos a ouvir, em diálogo com a canção que temos na nossa cabeça. Foi um belo exemplo do poder que a harmonia e a textura imprimem no carácter de uma música; bonito exercício de desconstrução, e trabalho criativo inspirado do duo australiano.

Sofia Rodrigues / CCA

Outro momento semelhante ocorre no último tema antes do encore. Durante a performance de “We Go On”, um dos temas que deixou o público mais eufórico e saltitante, eis que surge uma interpolação de “I Want to Break Free”, dos Queen (banda particularmente acarinhada pelo público português). A voz de Freddie Mercury, com a tonalidade modificada, flutua sobre o ritmo e as harmonias de “We Go On”; é outro exemplo da arte da recontextualização, com que os The Avalanches presentearam o público neste espectáculo. É como se o trabalho em estúdio fosse replicado ali, em novas experiências, que nos fazem reflectir sobre os processos criativos que inspiraram tanta da sua música ao longo dos anos. Eu, que me considero fã dos The Avalanches, saí do concerto de ontem à noite a perceber melhor a banda.

Foram muitos os destaques ao longo da noite: “Music Makes Me High” e “Live at Dominoes” foram dois deles. E, após os primeiros 60 minutos de concerto (que terminaram algo abruptamente, talvez aqui a banda precisasse de pensar num remate mais orgânico para a primeira parte do set), seguiram-se mais 15 minutos de encore, numa sequência de “bangers” desde o trabalho mais recente até ao primeiro álbum (“Running Red Lights”, “Because I’m Me” e “Since I Left You”). Houve passagens do concerto mais inspiradas do que outras: integrações de músicas melhor construídas, e momentos algo genéricos nos seus intervalos. Não foi, de forma alguma, um dj set perfeito, ao nível do ritmo e de crescendos longos e emocionantes de secções temáticas sólidas — mas foi uma óptima revisitação das múltiplas facetas dos The Avalanches, cujo epílogo ocorreu ao som da emotiva “Hammond Song”, das The Roches, que oferece o título ao mais recente álbum da banda. A canção folk dos anos 70, com tanto de belo como de assombrado, não nos saiu da cabeça desde o final do concerto.

Sofia Rodrigues / CCA

Uma última nota para a emocionante atitude da banda em cima do palco; desde o primeiro instante que o duo de músicos deu tudo, de forma generosa. Saltos frequentes, muita dança, e um grau elevado de interacção entre os artistas, com trocas de ideias em directo (por exemplo, quando Robbie Chater apontava para um sintetizador, e convidava Tony Di Blasi a fazer qualquer coisa nova dali). Também nessa dimensão humana foi um dj set especial, com sabor aconchegante. Antes de saírem do palco, os The Avalanches cumprimentaram fisicamente toda a primeira fila de ouvintes; e não esperaram muito para virem ter com os fãs no final do concerto. Também por estes pequenos pormenores se sente a luz e a generosidade embutida na música da banda; as colecções de samples como mananciais vastos das múltiplas vozes e emoções que, como sinais, compõem a nossa vida com as pessoas que nos rodeiam.

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