The Black Mamba regressam com “Last Night in Amsterdam”, o quarto álbum da banda
Os The Black Mamba regressam com o seu aguardado quarto álbum, “Last Night in Amsterdam”, já disponível em todas as plataformas digitais.
Este novo trabalho, composto por 13 faixas, oferece-nos uma vibrante mistura de soul, funk e blues, prometendo levar os ouvintes numa emocionante viagem musical. O álbum nasceu das experiências da banda durante a sua digressão de 2018 em Amesterdão. Tatanka, o frontman da banda, explica que a atmosfera boémia da cidade, reminiscente do Bairro Alto em Lisboa onde a banda se formou, serviu como principal fonte de inspiração. A leitura do livro “Hippie” de Paulo Coelho, que retrata Amesterdão no final dos anos 60 e início dos 70, também influenciou significativamente o conceito do álbum.
Algumas músicas já são familiares ao público, como “Love is Dope”, “Sweet Amsterdam” ou “Crazy Nando”. “Crazy Nando”, por exemplo, é uma sátira ao estereótipo do casanova com uma sonoridade influenciada pelo funk dos anos 70. Já “Sweet Amsterdam” conta a história de dois amigos que, no início dos anos 70, deixaram tudo para trás em busca de aventura na capital holandesa. O próximo single será “Boys don’t cry” e é a sequela emocional de “Sweet Amesterdam”, relatando uma carta de conforto e de perdão à mãe de um dos amigos.
O sucesso de “Love Is On My Side”, tema que levou a banda a vencer o Festival da Canção e a representar Portugal no Festival da Eurovisão, abriu novas portas, aumentou a projeção internacional da banda e, coincidentemente, foi o ponto de partida para o quarto longa-duração da banda. Relatando a retrospectiva de uma vida, “Love is on my side” é agora revisitado e reapresentado numa versão “menos pomposa”, mais emotiva e muito em jeito de despedida de todas as histórias que são contadas ao longo do álbum.
Para celebrar os seus 15 anos de carreira e o lançamento de “Last Night in Amsterdam”, os The Black Mamba realizarão concertos especiais a 17 de janeiro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e a 24 de janeiro no Coliseu Porto Ageas, no Porto, que prometem ser uma grande celebração da trajetória da banda.
Formados em 2010, os The Black Mamba evoluíram de um trio para um quinteto – Tatanka na voz e guitarra, Miguel Casais na bateria, Marco Pombinho e Gui Salgueiro nas teclas, Rui Pedro “pity” no baixo e Francisco Fernandes na percussão – explorando os géneros blues, soul e funk. Ao longo dos anos, lançaram álbuns de sucesso, realizaram digressões internacionais e conquistaram prémios importantes, incluindo a vitória no Festival da Canção em 2021 e o prémio de Melhor Grupo nos PLAY Awards em 2022. “Last Night in Amsterdam”, que agora se apresenta, não é apenas um novo capítulo na carreira dos The Black Mamba, mas também uma celebração das suas experiências e evolução musical ao longo dos anos.