“The Favourite” é a comédia infantil do ano

por Diogo Lucena e Vale,    19 Fevereiro, 2019
“The Favourite” é a comédia infantil do ano
“A Favorita” (2018), de Yorgos Lanthimos
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Pela primeira vez desde a sua estreia no cinema com O kalyteros mou filos (2001), Yorgos Lanthimos realiza um filme cujo guião não foi escrito por ele nem por Efthymis Filippou. Dada a semelhança entre as suas duas longas-metragens em língua inglesa, The Lobster (2015) e The Killing of a Sacred Deer (2017), esta novidade poderia trazer à obra do grego novo alento, cuja evolução começava a sugerir a simplificação de uma fórmula ao mesmo tempo que uma tendência para a estase. Enquanto os seus filmes anteriores se apoiavam num humor negro e minimalista com traços nonsense, à moda do sueco Roy Andersson, The Favourite troca o minimalismo pelo simplismo e o nonsense pela estupidez.

Todos se lembram daquela situação na escola em que uma qualquer vulgaridade proferida pelo professor ou pela professora fazia toda a turma soltar uma gargalhada ou do espanto infantil perante um adulto que diz uma asneira. Durante quase duas horas, este é o género de humor que serve de combustível para The Favourite, o que me leva a crer que o seu público-alvo são crianças até doze anos. A época histórica sobre a qual o filme se debruça é o início do século XVIII, imaginando o guião a disputa entre duas primas (Rachel Weisz e Emma Stone) que pretendem tornar-se a súbdita preferida da Rainha Ana da Grã-Bretanha (Olivia Colman). Consequentemente, da mesma forma que o estatuto do professor dá ao seu discurso uma solenidade que as suas piadas atraiçoam, o apelo de The Favourite está inteiramente na possibilidade de ver membros das nobreza e realeza agir de forma comprometedora e vulgar. Os elementos “cómicos” são do mais banal possível: falas grosseiras (“gosto quando ela põe a sua língua dentro de mim”) e comédia física (quedas, diferentes líquidos atirados à cara das personagens). Dir-se-ia que Yorgos Lanthimos desceu ao nível de um filme com Adam Sandler, não fosse o seu último, The Week Of (2018), bastante mais engraçado que este embaraço.

A perversão de algo tipicamente associado a uma certa seriedade é algo de bastante comum no cinema de comédia, podendo ser observado no contraste entre a mise-en-scène rigorosa e os diálogos levianos nas comédias de João César Monteiro ou na mais recente longa-metragem de Jessica Hausner, Amour Fou (2014). Contudo, tanto num caso como no outro, este elemento não é o truque que alicerça todo o filme, ao contrário do que acontece na obra de Lanthimos, que, nada mais tendo para oferecer, cedo se torna entediante. Todos os atores e atrizes interpretam num registo caricatural que não favorece ninguém e até o uso da câmara é dolorosamente banal, com movimentos panorâmicos que se repetem de cada vez que uma personagem atravessa um espaço, sendo as únicas surpresas o bizarro recurso ocasional a uma lente olho-de-peixe, cuja utilidade não se entende. Concomitantemente, no parlamento inglês discute-se a estratégia a adotar relativamente a uma guerra em curso, deixando espaço para interpretações que vejam neste espetáculo macabro a essência da política. Todavia, a escassa atenção dedicada a este tópico sublinha mais a sua importância para a progressão do enredo do que a sua significância para a construção de um comentário político. Ademais, as idiossincrasias da época, superficiais como são, numa abordagem que não explora o tema a fundo, sobressaem relativamente às semelhanças mais abstratas, distanciando o filme da atualidade o suficiente para desencorajar tais leituras.

Num episódio da série Louie, Louis CK, ao sair de um edifício, vê o seu carro ser destruído. Ao mostrar esse excerto num talk-show, o comediante americano explica ao apresentador que, por a sua personagem conduzir um modelo de carro específico, tiveram de recorrer a um carro real para aquela piada, tendo, por essa razão, o custo da sua filmagem sido de vários milhares de dólares. Ao contemplar as caras conhecidas dos atores e o luxo dos décors e roupas, a impressão com que se fica de The Favourite é a de que o filme não passa disso, uma piada cara. Tivesse ele sido lançado no período histórico em que situa a sua ação, certamente teria sido um escândalo e todos os envolvidos na sua produção seriam severamente punidos. No século XXI, dificilmente se imagina alguém que já tenha atravessado a puberdade a achar que nesta obra se pode encontrar algo de provocador ou sequer inquietante.

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