“Toni Erdmann” é exibido na televisão portuguesa
Winfried Conrad mostra à filha o que é verdadeiramente importante para ser feliz.
Toni Erdmann, terceira longa-metragem da realizadora alemã Maren Ade, constou em várias listas para os melhores do ano em 2016, figurando inclusive no primeiro lugar de grande parte delas e tendo sido nomeado também para melhor filme de língua estrangeira nos Óscares. Agora, chega à televisão portuguesa, mais propriamente à RTP1.
O filme conta a história de Ines, uma mulher de negócios de uma grande empresa alemã sediada em Bucareste. Quando o pai lhe aparece inesperadamente, Ines não consegue esconder a sua contrariedade. Embora leve uma vida perfeitamente organizada sem qualquer solavanco, quando o pai lhe pergunta: “És feliz?”, a sua incapacidade em responder desencadeia uma perturbação profunda. Este pai irritante, do qual ela se envergonha, faz tudo para a ajudar a encontrar um sentido para a vida, recorrendo à invenção dum personagem: o engraçado Toni Erdmann.
“Toni Erdmann é uma comédia, mas o seu objectivo não é unicamente o de fazer rir – muito menos de forma gratuita. É, também, um drama, mas não pretende provocar o choro de forma facilitada. O tempo de filme é precisamente aquele que as personagens – pai e filha – necessitam para criar uma ligação e descobrir novamente o que os liga, além do mero laço paternal que, sem mais, nada significa.”, escreveu João Estróia Vieira na sua crítica, em 2017, publicada pela Comunidade Cultura e Arte.
Toni Erdmann é exibido a 2 de Maio, pela 01h50, na RTP1.