Trabalhadores da TVI convocam greve para 15 de março

por Lusa,    1 Março, 2023
Trabalhadores da TVI convocam greve para 15 de março
DR
PUB

Os trabalhadores da TVI, canal do grupo Media Capital, vão estar em greve no dia 15 de março, na sequência da decisão hoje aprovada em plenário e “por unanimidade“, disseram à Lusa vários jornalistas.

Em 09 de fevereiro, os trabalhadores da estação de Queluz tinham aprovado em plenário um pré-aviso de greve, de 24 horas, para 08 de março, em que reclamavam uma atualização salarial mínima de 8% para todos.

Hoje, em plenário, a proposta da administração foi rejeitada pelos trabalhadores, tendo sido convocada greve para 15 de março, confirmou à Lusa Rolando Santos, da Comissão de Trabalhadores (CT).
Aquando do primeiro plenário, a CT da TVI tinha dito que 8% era o “mínimo aceitável, porque cobre a taxa de inflação“.

Entre as outras reivindicações está a atualização do subsídio de alimentação para o máximo permitido legalmente, a concessão de 25 dias de férias anuais e outras questões que têm a ver com o plano de carreiras.

Na altura, a CT adiantou que só recuará caso este caderno reivindicativo fosse aprovado a 100%.
Um dia depois, em 10 de fevereiro, o Presidente da República alertou que só com uma “comunicação social forte” se pode garantir uma “democracia forte“, ao comentar o anúncio de greve na TVI e a fase “muito difícil” que o jornalismo está a atravessar.

Ando há anos a dizer que a comunicação social está a atravessar uma fase social e económica muito difícil, de grande precariedade, e para uma democracia forte, é preciso uma comunicação social forte. Se a comunicação social não é forte, a democracia não é forte“, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.