Três dias de cinema a três euros em todo o país

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Setembro, 2021
Três dias de cinema a três euros em todo o país
Daniela Melchior em “The Suicide Squad”
PUB

A iniciativa é promovida pela FEVIP (Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais) e pela APEC (Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas), com o apoio dos exibidores nacionais.

Entre os dias 27 e 29 de setembro é possível assistir a um filme nas salas de cinema por 3 euros. A campanha “Vá ao Cinema por 3€” é um convite a todos os portugueses para viverem a experiência de ver um filme no grande ecrã e visa, sobretudo, contribuir para a retoma da atividade e para a sustentabilidade do Cinema em Portugal. A iniciativa é promovida pela FEVIP (Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais) e pela APEC (Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas), com o apoio dos exibidores nacionais.

Em exibição estão filmes como “Velocidade Furiosa 9” (“F9”), “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, “Free Guy: Herói Improvável”, “O Esquadrão Suicida” (“The Suicide Squad”), com a atriz portuguesa Daniela Melchior, “Bem Bom” e para o público infantil “Patrulha Pata”, “Boss Baby: Negócios de Família” e as aventuras do famoso “D’Artacão e os Três Moscãoteiros”.

Desde a reabertura das salas, em maio deste ano, a evolução do volume de negócios tem sido bastante positiva. Enquanto nas primeiras quatro semanas após a reabertura, as receitas de bilheteira se situavam em 34,4% da média de equivalente período nos anos entre 2015 e 2019, essa mesma relação subiu para 50,1% nas últimas 4 semanas. Em setembro, as receitas de bilheteira duplicaram em relação a igual período do ano passado.

No entanto, a estabilidade do setor impõe um limite mínimo de receitas de bilheteira acima dos 70% da média de 2015/19. A presente ação é mais uma tentativa para alcançar esse objetivo.

Devido à pandemia da Covid-19, o setor da distribuição e exibição cinematográfica foi um dos mais penalizados. A limitação da lotação das salas em 75% e a necessidade de respeitar cumulativamente as normas da Direção Geral da Saúde, leva a que a maioria das sessões registe uma ocupação final de 50%. O setor aguarda, assim, pelo fim à limitação da lotação nas sessões. As salas mantêm todas as normas da DGS em vigor, cumprindo todas as regras de higienização dos espaços. 

Num ano repleto de grandes títulos, até ao final de outubro, estão previstas várias estreias há muito aguardadas pelo público: “007 – Sem Tempo Para Morrer” (30 de setembro), “Fátima” (7 de outubro), “Venom: Tempo de Carnificina” (14 de outubro), “Dune” (21 de outubro), “The Last Duel” (21 de outubro) ou “Irregular” (28 outubro).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.