Um teatro político para tempos apressados

por Tiago Bartolomeu Costa,    13 Agosto, 2026
Um teatro político para tempos apressados
Fotografia de Estelle Valente – Egeac
PUB

Variedades (… como uma ópera bufa erótica e satírica) está em cena no Teatro Variedades, em Lisboa, até 16 Agosto, para celebrar cem anos de um teatro que testemunhou a história da cidade e, nela, das que viveram várias vidas a partir do palco. Um surpreendente exercício de generosa reflexão pública, construído por Fernando Heitor, João Paulo Soares e Flávio Gil, como uma fábula social, servida por dez atores e personagens nossos antepassados.

É preciso memória e vontade para conseguir que Variedades (… como uma ópera bufa erótica e satírica) prossiga numa relação de permanente desfilar de histórias, sobretudo de imaginários coletivos no lugar das falhas individuais, como se tomássemos a parte pelo todo e, através do teatro, preenchêssemos não apenas o que não sabemos, porque não vivemos, mas o que não vivemos porque não o soubemos contextualizar.

“Mas a vida não pára e finca pé”, cantam os atores no início e como eco de uma viagem reconstruída, onde a história do Teatro Variedades, tal como Fernando Heitor, João Paulo Soares e Flávio Gil a querem contar, e fixar, é também a história de espectadores que passaram pelo teatro como pela cidade, a história e o tempo, e estes por eles, tendo como centro uma ideia romantizada do Parque Mayer, lugar temporário, de relação malsã, vítima e responsável de todos os preconceitos, desejos e contradições. Um lugar maldito e, por isso, um lugar irresistível. Como o palco, aliás.

Fotografia de Estelle Valente – Egeac

O que este espetáculo propõe e constrói, numa justa relação entre a economia de meios e a imaginação, é mais do que uma viagem ao que possamos saber, ali se possa ter passado ou, sobretudo, sobre aquele espaço, aqueles nomes e aquelas biografias se pudesse ter querido que representassem. São dez personagens-tipo, servidas por um elenco que é a reunião de escolas, gerações e modos de estar em cena, reunidas num espaço onde só existem cadeiras e mesas e, no final, um telão. É um dispositivo de tal modo simples, que nos volta a lembrar que o teatro existe porque alguém se dispôs a contar uma história a partir dos elementos à sua volta. No caso, as histórias de um teatro com tantos anos quantos os do golpe militar que tolheu o país e, por isso mesmo, um teatro que testemunhou todas as formas encontradas para lhe sobreviver e, no fim, acabou vítima, isso sim, de tudo quanto, e felizmente, mudou por causa disso.

Nas mãos de outros, e este Variedades seria nostálgico, conservador, velho-restelista, incapaz de olhar em frente, adorador de fantasmas, cultor de preguiçoso e perigoso revivalismo e, sem pudor, revisionista. E, não sem espanto, mas com aliviado e contagiante entusiasmo, é um espetáculo livre, aberto e atento aos seus limites, criando com essas personagens-tipo as figuras que atravessavam as ruas para o palco e, a partir dele, se transformavam em heróis, anti-heróis, inadvertidos protagonistas e projeções de versões melhores do que a crueza da realidade, “juntos a marchar/ livres de vaidades”.

Fotografia de Estelle Valente – Egeac

O que ali se assiste, apenas e só socorrendo-se do pacto de confiança entre o espectador e os atores, é mais do que um desfilar de referências, umas perdidas no tempo, transformadas em jargão que as devolve à rua de onde saíram, e outras refeitas a partir de lugares-comuns: o tocador de gaita de beiços que veio do Minho (“Tremidinho”, Bernardo Souto); o homem bravo que veio da Lezíria (“Jacinto”, Bruno Madeira); o marujinho do Ginjal (“Cigano”, Carlos Malvarez); a ovarina da Madragoa (“Palmira”, espantosa e inexcedível, de voz e presença, Cátia Garcia, que exemplifica o melhor da ausência de origens e referências, transformada em lisboeta, como os são todos os que aqui chegaram); o rapaz que foi amamentado por uma gata (“António”, Flávio Gil); a transmontana que trocou as saias pelas calças (“Zé”, Maria João Luís, numa evocação superlativa de Marlene/Irene Isidro, que alimenta os fantasmas e o sentido de resistência dos que “são do teatro”); o homem triste que veio de África (“Camarão”, criação de Miguel Raposo em tudo feita de justeza e tristeza afinadas, num jogo de dobras e de sombras que melhor reflete quem, de facto, acreditou na mudança); a mulher que trocou Copacabana pelo Parque Mayer (“Carmen”, Sandra Rosado); a menina dos tiros nascida em Viseu (“Marquinhas”, que Teresa Zenaida transforma em espelho de gerações de raparigas esperançadas, entre o pragmatismo da sobrevivência e filigrânica inocência) e a costureirinha de Caneças (“Catarina”, dentro da qual Wanda Stuart desaparece, na mais explosiva homenagem às figuras que nem nas notas de rodapé das histórias do teatro terão direito a surgir, mas sem as quais nenhum das outras pode existir). São no seu conjunto, e eventual injustiça individual, pretéritos-mais-que-perfeitos dos ombros de todos os fantasmas sobre os quais caminham os que se vão escondendo, envergonhados pelo prazer natural, nas cadeiras desenhadas a modernismo, esse sim revivalista, da plateia do renovado Variedades.

Deve-se tudo a essa dupla de histórica memória, Fernando Heitor, que os encena como se não precisasse mais do que gerir o saber acumulado das escalas, das condicionantes e da inevitável e fatal pressa em querer ser eficaz, e João Paulo Soares, que cria uma estrutura musical que é um primor de detalhe referencial, e que conjuga as marchas, as canções orelhudas, os confortos musicais, os escapes à censura e as tentativas de tradução da história em partitura, numa melodiosa e ácida banda-sonora, que serve o elenco e, de permeio, o próprio espectador. Acompanhados por Flávio Gil, que coassina a encenação e o texto, bem como algumas das canções, fazem desta ópera bufa erótica satírica, como se acrescenta no título um trabalho que escapa às armadilhas da enumeração, e que trata a história, e os espectadores contemporâneos, como responsáveis pelo modo como a quiseram recordar, e a pretendem prolongar.

Fotografia de Estelle Valente – Egeac

O espetáculo parte destas dez figuras que, fantasmas que são de quem ali viveu e se recusa a sair do teatro, para articular o impacto de cem anos de vivências de um lugar construído para o elogio da efemeridade. É neste dispositivo a que só o teatro pode valer, numa adequadíssima fórmula entre edifício e disciplina, que se projetam as outras figuras, os bordões, os lugares, aquilo que se ouviu e viveu, sem a preguiçosa defesa do antigamente.

Sim, dão-se os nomes de atores, de artistas, de peças, de autores, de zangas, de lugares que já desapareceram e de outros que não souberam aceitar que o seu tempo acabara; citam-se diretamente os rantanplans, as caras-lindas, os fados lirós, os ardinas, os patos marrecos, os chicos das pegas, as plumas e perfumes, os amores e os ciúmes, os cavalheiros, as sirigaitas, as gentes a cantar, as bocas de meninas, os piratas das chinas, os pó d’arroz para os bailes até à manhã, as paródias e os saricotés. Cita-se isso tudo, para quem se lembrar e quem se quiser juntar, do festeiro ao Zé Cacilheiro, do Pinguinhas ao Ardina, do Rosa Araújo à Rosinha da Serra d’Arga. Fazem-nos porque seremos herdeiros do que não sabemos, e perpetuadores da forma como no-la for contada, essa história sobre a Lisboa Antiga, à luz do gás, da qual não se sabe que cidade sobrou, mil vezes cantada, tantas vezes mudada, e sempre a caminho do Parque para ali, “sem medo, cantar”.

Fotografia de Estelle Valente – Egeac

Por um momento, aquele que dura esta viagem, não é de um teatro apenas que se fala, mas de um modo de transformar, através do teatro, o próprio curso da história. O que há de mais entusiasmante neste Variedades… não é só a clareza do dispositivo cénico, dramatúrgico e musical e o compromisso ético dos atores para com o que os antecedeu, e só isso seria muito, raro, e de agradecimento. É também o modo como nos responsabiliza para com os lugares onde a história também se escreve, numa cidade que os reduz, chamando-lhes de bairro, mas nem isso serem; aglomerando-os em nome de uma duvidosa gestão já não de teatros, mas, na novilíngua reducionista, equipamentos culturais.

No fundo, esta ópera bufa erótica satírica, liberta das expectativas da definição – teatro-cabaré, musical, revista não é certamente, teatro político, e de documento, só se o quisermos usar como argumento – é o melhor gesto de persistência nestes tempos apressados. Pede que perguntemos de que histórias queremos ser herdeiros, e como podemos alargar a reflexão sobre a sociedade. No fundo, nos cem anos de um teatro que se inaugurou poucos meses depois do golpe de 28 de Maio, de que lado da história queremos estar.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.