Uncancel Collection 2020: o merchandising ao serviço de uma causa solidária
Clarice Lispector, cujo centenário do aniversário se assinala por estes dias, escreveu “Saudades do presente, que não aproveitei de todo, lembrando do passado e apostando no futuro…” O único ponto que não torna esta citação o reflexo perfeito da situação, que se vai vivendo por estes dias na plataforma Uncancel 2020, é que todos os minutos do presente vão sendo aproveitados. Uma ideia da Stream and Tough Guy em parceria com Corpcom, H2N e Nossa, a Uncancel Collection 2020 é uma colecção de merchandising de eventos que deveriam ter ocorrido este ano, eventos que já ocorreram, e algumas edições especiais e limitadas para esta colecção. O valor angariado reverte a favor da União Audiovisual, um movimento criado para responder às carências de muitas pessoas do mundo do espectáculo que ficaram sem trabalho e que, à data, poderão não ter ainda perspectivas de quando poderão voltar a ter trabalho.
João Ribeiro, director-geral da Stream and Tough Guy, decidiu, em conjunto com o seu sócio, criar uma iniciativa de duração limitada que pudesse de certa forma ajudar a mitigar os efeitos devastadores da pandemia nos trabalhadores dos espectáculos e revezou-se em contactos com promotoras, com instituições, com associações, com meios logísticos e artimanhas para reunir material que pudesse ser vendido na plataforma. A Uncancel Collection 2020 foi apresentada a 25 de Novembro e estará disponível até 15 de Dezembro. A iniciativa é limitada por vários motivos, sendo os principais a burocracia de uma iniciativa deste âmbito acarreta e o número limitado de peças de merchandising.
Entre as peças que são disponibilizadas, temos curiosidades como camisolas da digressão da Madonna em 2012, totebags de Paredes de Coura, um avental do Tio Jel, peças autografadas do Estoril Open ou posters dos Da Weasel. Como várias pessoas manifestaram interesse em contribuir pela causa, foi criada a e-shirt, que, como o nome indica, é uma t-shirt electrónica com o valor de 5€.
A recepção tem sido positiva, com algumas peças emblemáticas a esgotar em dias. Depois há pequenas curiosidades, com uma turma de uma escola primária de uma zona desfavorecida que reuniu cêntimos pelos alunos para comprar uma e-shirt para colocar o logótipo e fazer actividades com os alunos. É esta a gratificação, além da própria causa, que João Ribeiro tem sentido para compensar a complexidade que a operação tem sido. O desfecho será a 15 de Dezembro, com a entrega do valor angariado à União Audiovisual a ser anunciado numa data a anunciar.
A montagem da operação foi possível graças a várias instituições, como o Minipreço e MillenniumBCP e a Santa Casa, para suporte logístico. A doação de merchandising foi realizada por várias promotoras como a Ritmos & Blues, Everything is New, Música no Coração, e bandas como os Da Weasel ou Tio Jel. Marcas como a Moche, Worten, Super Bock, Corum investments, também se juntaram à causa. As compras podem ser realizadas em uncancel2020.pt.
A União Audiovisual foi criada por pessoas do mundo do espectáculo para pessoas do mundo do espectáculo. Recolhendo bens alimentares em vários pontos do país, a União Audiovisual tem tido uma tarefa hercúlea na criação de cabazes alimentares para famílias que viram as suas fontes de rendimento fechar com as actividades culturais em Maio. Se quiseres ajudar a União Audiovisual podes obter mais informações de como fazê-lo através do Facebook, Instagram ou através do grupo criado no Facebook ao qual podes pedir para aderir.