União Europeia e Japão chegam a acordo sobre “Aliança Verde”

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Maio, 2021
União Europeia e Japão chegam a acordo sobre “Aliança Verde”
PUB

Cimeira confirma forte cooperação bilateral e liderança multilateral.

Hoje de manhã, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho, Charles Michel, reuniram por videoconferência com o primeiro-ministro Yoshihide Suga por ocasião da 27.ª Cimeira UE-Japão.

Na cimeira, a UE e o Japão estabeleceram uma Aliança Verde, que é a primeira iniciativa bilateral deste género entre a UE e um país parceiro, destinada a acelerar ações ambiciosas para combater as alterações climáticas, a degradação ambiental, promover o crescimento e os empregos ecológicos e alcançar um aprovisionamento energético sustentável e seguro.

Na conferência de imprensa que se seguiu à cimeira, a presidente Ursula von der Leyen declarou que «O Japão é um dos primeiros países que se comprometeram a alcançar a neutralidade climática em 2050. Tal como a União Europeia, o Japão está muito empenhado nos objetivos a longo prazo. E queremos trabalhar em conjunto sobre este tema. É por esta razão que lançámos a primeira Aliança Verde com o Japão», afirmou.

Os líderes adotaram uma declaração conjunta abrangente, que inclui os três grandes pilares dos debates da manhã: questões globais; relações bilaterais; e política externa e de segurança. Os líderes debateram também a transição digital, a governação económica mundial, a aplicação do Acordo de Parceria Estratégica UE-Japão, do Acordo de Parceria Económica e da Parceria de Conectividade, bem como o trabalho conjunto para enfrentar os desafios e as oportunidades nas respetivas vizinhanças, nomeadamente na região do Indo-Pacífico, à luz da estratégia recentemente adotada pela UE.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados