Universidade Católica cria Pós-Graduação focada nas Políticas de Curadoria da Arte Contemporânea

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Janeiro, 2022
Universidade Católica cria Pós-Graduação focada nas Políticas de Curadoria da Arte Contemporânea
DR
PUB

Em parceria com a ARTPOOL e a HANGAR, os alunos vão ter a oportunidade de realizar projetos curatoriais nas respetivas organizações. 

Com o objetivo de desenvolver competências críticas e analíticas sobre a curadoria da arte contemporânea nas suas relações com os domínios sociais e políticos, aEscola de Pós-Graduação e Formação Avançada, da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP) apresenta a 1.ª edição da Pós-Graduação em Politics of Curating Contemporary Art – B-learning. 

“O curso pretende que os formandos construam o seu próprio mapa das múltiplas intersecções da curadoria da arte contemporânea e da política. Iremos também explorar como isto pode estar agora a mudar sob o impacto das recentes mudanças nos campos sociais e políticos mais vastos”, explica a coordenadora da Pós-Graduação, Luísa Santos Silva

Com o objetivo de permitir aos alunos o contacto com a realidade de fazer projetos curatoriais, o programa conta com a parceria da HANGAR – Centro de Investigação Artística onde os alunos vão ter a oportunidade de organizar um open day com exposições dos trabalhos dos artistas em residência e, simultaneamente, com aARTPOOL, onde os formandos podem fazer a curadoria de uma exposição online. 

O curso, lecionado em inglês e num formato b-learning, oferece um plano curricular pensado para os objetivos profissionais de cada formando, aliando a teoria à prática com módulos como ‘’Curatorial Practices and the Environment: Changes and Challenges’’‘’Cultures of Hospitality/Hostility’’, ‘Studio and Field Visits’’, ‘’Development of a Curatorial Project’’, entre outros.

Com início a 23 de fevereiro, o programa pretende tornar-se um polo de atração para estudantes, artistas e académicos de todo o mundo interessados no tipo de teorização que contextualiza fenómenos estéticos e políticos num espaço dinâmico em que os significados sociais são gerados, renovados e contestados. 

As candidaturas encontram-se abertas e pode ser consultada informação adicional aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.