Universidade do Minho cria Mestrado em Sociologia do Género e da Sexualidade
O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho lança no ano letivo 2021/2022 o Mestrado em Sociologia do Género e da Sexualidade: uma oportunidade para obter formação científica aprofundada no que toca aos paradigmas, teorias e debates na área do Género e da Sexualidade e à relevância destes para o diagnóstico dos mais variados fenómenos sociais.
O objetivo do Mestrado em Sociologia do Género e da Sexualidade é o de dotar os/as Estudantes de conhecimentos adequados ao planeamento e condução de investigação científica e análise crítica dos fenómenos do Género e da Sexualidade, assim como pensar estratégias de intervenção que promovam o respeito pela diversidade humana, o exercício de uma cidadania plena e, em particular, a eliminação da discriminação baseada no Género e na Orientação Sexual nos mais diversos contextos, incluindo órgãos da Administração Pública, organizações não-governamentais, instituições de ensino, organizações do Terceiro Setor e empresas.
O Mestrado tem a duração de 2 anos e são 20 as vagas disponíveis nesta 1ª edição. Das questões da linguagem e comunicação aos movimentos sociais, passando pela cidadania e pelo trabalho, o Género e a Sexualidade são explorados como um campo de trabalho atual e incontornável e potenciará a oportunidade de, no 2º ano do curso, desenvolver uma dissertação de Mestrado, um Trabalho de Projeto ou um Estágio numa organização com intervenção direta nestas áreas.
A 1ª fase de candidaturas arranca a 28 de junho e vai até 7 de julho. Para esclarecer todas as dúvidas processuais e científicas, o ICS está a preparar uma websession de apresentação dos cursos de mestrado para o ano letivo de 2021/2022 no dia 19 de maio, pelas 16h00.
Mais informação sobre o Mestrado poderá ser consultada aqui.