Universidade do Minho lança mestrado em Media Arts e impulsiona Braga enquanto cidade criativa da UNESCO
Atenta ao contexto sociocultural e geográfico da região e do país, a Universidade do Minho lança para o próximo ano letivo, 2021 / 2022, um novo mestrado com o objetivo de reforçar a centralidade da Universidade do Minho no plano cultural e criativo da cidade de Braga, a única no país e na Península Ibérica a integrar a rede de cidades criativas da UNESCO na área das Media Arts.
O Mestrado em Media Arts irá proporcionar uma formação avançada no cruzamento entre arte, comunicação e tecnologia digital, através de um plano de estudos de forte cariz laboratorial e de projeto. O curso procurará um compromisso entre a teoria, a prática experimental e o pensamento crítico, numa interação constante entre o saber-refletir e o saber-fazer.
O Mestrado em Media Arts beneficiará de uma relação próxima com a atividade da Braga Media Arts e do gnration, espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia. Esta ligação, protocolada entre a empresa municipal de cultura Teatro Circo de Braga EM SA e a Universidade do Minho, irá proporcionar uma integração e interação de excelência, criando dinâmicas com a programação cultural e programa de residências artísticas destas entidades, atribuindo a este características únicas a nível nacional.
Este ciclo de estuado destina-se essencialmente a licenciados, com ou sem experiência profissional e/ou artística, nas áreas das Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Performativas, Música, Multimédia, Audiovisual, Design e Ciências da Comunicação, bem como em outras áreas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos.
O Mestrado em Media Arts resulta de uma sólida articulação interdisciplinar e da colaboração entre o Departamento de Ciência da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais, a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitetura.
Desde 2017 que a cidade de Braga é parte integrante da rede da UNESCO Creative Cities Network no domínio das Media Arts, uma rede que engloba 246 cidades espalhadas pelo mundo e que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico. Esta rede faz com que a cidade de Braga esteja na linha da frente dos esforços da UNESCO para promover a inovação e a criatividade como fatores-chave de um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.
O plano de ação em Braga é levado a cabo pela Braga Media Arts, que tem por objetivo, entre outros, promover a aprendizagem e experimentação no campo das Media Arts. Do plano de ação resultou já a criação do index, uma bienal internacional de Media Arts que teve uma edição preliminar em 2019, e o projeto de serviço educativo Circuito, que estabelece múltiplas ligações entre Media Arts e a cidade de Braga, com atividades pensadas para escola, famílias, crianças, professores, séniores, comunidades, artistas, entre outros.
As Media Arts resultam do cruzamento entre arte, ciência, inovação e tecnologia, e as suas distintas manifestações incluem a arte digital, arte sonora, realidade virtual e aumentada, arte web, videojogos, robótica, fotografia digital ou cinema.