Universidade Nova de Lisboa premeia antigos alunos em artes, ciências sociais e humanidades
O escritor Afonso Reis Cabral, o musicólogo Edward Ayres de Abreu e a investigadora Inês Sarti Pascoal são os vencedores da primeira edição do Prémio Alumni Revelação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Nova FCSH).
A lista hoje divulgada dos primeiros vencedores dos prémios para antigos alunos da Nova FSCH inclui igualmente os escritores José Luís Peixoto e Rodrigo Guedes de Carvalho, também jornalista, e a pianista Gabriela Canavilhas, antiga ministra da Cultura, distinguidos com o Prémio Alumni Carreira.
Na categoria Revelação, que destaca antigos alunos com menos de 35 anos, Afonso Reis Cabral, autor premiado de “O Meu Irmão” e “Pão de Açúcar”, foi distinguido na área de Humanidades; Edward Ayres de Abreu, diretor do Museu Nacional da Música, na área das Artes; e Inês Sarti Pascoal, “ativista urbana focada na mobilidade sustentável e na igualdade de género nas cidades”, foi premiada na área de Ciências Sociais.
Na categoria Carreira, que reconhece antigos alunos “com mais de 20 anos de percurso relevante”, Rodrigo Guedes de Carvalho teve o prémio na área de Ciências Sociais, Gabriela Canavilhas, nas Artes, e José Luís Peixoto, em Humanidades.
O Prémio Alumni Nova FCSH foi criado este ano e será atribuído anualmente, segundo o estabelecimento de ensino superior.
A primeira entrega dos prémios realizou-se hoje, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, coincidindo com o 46.º aniversário da Nova FCSH.