Vem aí o Muvi – Festival Internacional de Música no Cinema

por Comunidade Cultura e Arte,    7 Novembro, 2018
Vem aí o Muvi – Festival Internacional de Música no Cinema
‘Meu Caro Amigo Chico” de Joana Barra Vaz
PUB

É já nesta Quinta-feira que arranca a 5.ª edição do Muvi-Festival Internacional de Música no Cinema. Nesta edição podemos esperar um Muvi diferente, só com exibição de mostras nacionais e sem competições, pois o festival está de partida e vai fixar-se em Almada a partir do próximo ano (decorrerá de 21 de Fevereiro a 03 de Março de 2019 , com local ainda por definir).

Entre os dias 8 e 11 deste mês, serão exibidos 11 filmes documentais. Poucas serão as estreias já que o sentido desta edição de balanço é exibir alguns dos filmes mais emblemáticos que ocuparam o cartaz das edições anteriores.

Um dos filmes em destaque desta edição do Muvi é ”Meu Caro Amigo Chico” de Joana Barra Vaz e “Phil Mendrix”, de Paulo Abreu.

”Meu Caro Amigo Chico” surge como que uma carta, escrita em forma de documentário, como resposta à canção “Tanto Mar” de Chico Buarque. Traça-se um retrato de Portugal e do panorama musical que se vive, através das canções e testemunhos de vários músicos portugueses. Estreou em 2012 no Indie Lisboa, nesse mesmo ano foi seleccionado pelo público para competição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, foi exibido no Muvi em 2014 e mais recentemente no Festival Atlântico da Philharmonie du Luxembourg, que decorreu no passado mês de Outubro.

Joana Barra Vaz é argumentista, realizadora e compositora. Sempre se dividiu em inúmeros projectos relacionados com música e a sua estreia em disco remota para o ano de 2012. Cativou ainda mais a atenção do público após ter participado no último RTP Festival da Canção, a convite de Francisca Cortesão e de Afonso Cabral, com a canção ”Anda Estragar-me os Planos”.

A exibição do documentário surge bem a propósito da realidade que se vive actualmente no Brasil e conta com a participação de António Zambujo, Bernardo Barata, Chico Buarque, Coffee Couple, feromona, Foge Foge Bandido, João Afonso, José de Castro, José Eduardo Agualusa, JP Simões, Manuel Cruz, Márcia, Miguel Araújo, Nuno Prata , Nuno Rafael, Peixe, OS QUAIS, Roda de Choro de Lisboa, Real Combo Lisbonense, Sérgio Godinho, Zelig, entre outros.

Será exibido às 18h30 do dia 8 (quinta-feira) no cinema São Jorge.

https://vimeo.com/104979475?fbclid=IwAR3tU4aTI4AV8rN5F5R4LA2BmFEegMuovwaSeczvN7MuBnP422ydeoraZkw

 

Foi no passado mês de Agosto que o grande guitarrista português, Filipe Mendes, nos deixou. Não podia deixar de se homenagear a dedicação que Phil Mendrix teve para com a guitarra durante toda a sua vida.
Ao longo de aproximadamente 20 anos, Paulo Abreu recolheu material e filmou o quotidiano e vida atribulada do guitarrista. Ao mesmo tempo que se percebe a rotina, disciplina e o entusiasmo com que Phil atravessa os dias e as suas actuações, é feito também um retrato de como o rock português começava a surgir e a ser explorando na época. Phil Medrix, desde 1965, fez parte de bandas como os Chinchilas, Roxigénio, Psico, Heavy Band, Irmãos Catita e Ena Pá 2000.

O documentário foi o vencedor do Prémio do Júri na seção Palco Nacional e Y/Our Music, de David Reeve e Waraluck Hiransrettawat Every, no Palco Internacional na edição 2015 do festival Muvi Lisboa. Será exibido às 23h45 do próximo Sábado, dia 10 de Novembro.

 

O Festival Muvi terá lugar no Cinema são Jorge em Lisboa e podem consultar toda a programação aqui

Artigo escrito por Daniela Duarte

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados