Vem aí um documentário sobre João Ribas, mentor dos Tara Perdida e um dos principais rostos do punk em Portugal
“Um Punk chamado Ribas”, de Paulo Antunes, é o nome do documentário que conta a história de João Ribas, figura de proa de algumas das bandas de Punk rock mais influentes e históricas de Portugal. A película conta com testemunhos de músicos, amigos, familiares e radialistas, fazendo um retrato do músico e prestando-lhe homenagem.
Nomes de peso do panorama musical português como Henrique Amaro (Radialista), Tó Trips (Dead Combo) ou Orlando Cohen (guitarrista dos Peste & Sida e Censurados), entre muitos outros, falam da sua relação com Ribas, do seu génio e do homem que ajudou a moldar a cena Punk em Portugal.
Figura carismática de Alvalade, bairro onde nasceu, a sua voz rapidamente galgou fronteiras e chegou a todos os cantos do país. Como músico esteve na origem de várias bandas importantes do punk nacional, como os Ku de Judas, os Censurados e os Tara Perdida. Também participou em vários projectos paralelos, como por exemplo os Kamones e os Osso Ruído.
Influenciou várias gerações de jovens, músicos e um sem número de outras bandas. Mas sempre rejeitou qualquer ideia de ser um ícone da música, mantendo coerência com a sua postura genuína. Viveu sempre para a música e o seu nome irá para sempre estar ligado à história da música portuguesa.
O documentário “Um Punk chamado Ribas” estreia em 2019 no Festival IndieLisboa, que se realizará entre 2 e 12 de Maio de 2019, seguindo depois numa digressão nacional em salas a anunciar.