Vem aí uma cinebiografia sobre James Baldwin e o actor Billy Porter é quem assumirá o papel do escritor e activista

por Comunidade Cultura e Arte,    12 Abril, 2023
Vem aí uma cinebiografia sobre James Baldwin e o actor Billy Porter é quem assumirá o papel do escritor e activista
James_Baldwin / Fotografia de Allan Warren – via Wikimedia Commons
PUB

“Foram os fenómenos sociais a fazê-lo ressurgir. (…) Baldwin voltou a ser ouvido e a sua palavra novamente espalhada, não apenas pelas livrarias, mas também pelo cinema, em ‘I Am Not Your Negro’, documentário que Raoul Peck fez focando-se nas suas palavras.”, escreveu, em 2018, Miguel Fernandes Duarte na crítica ao livro “Se Esta Rua Falasse”, editado em Portugal pela Alfaguara.

Agora, o actor Billy Porter assumirá o papel de James Baldwin numa cinebiografia do escritor e que ainda não tem nome, de acordo com o The Wrap. Segundo a mesma fonte, para além de ser o protagonista, Porter assumirá também argumento do filme ao lado do dramaturgo Dan McCabe.

O filme biográfico, que ainda não tem realizador, relatará a vida e obra de James Baldwin e será baseado no livro “James Baldwin: A Biography” (1994) de David Leeming. “Como homem negro queer neste planeta, com relativa consciência, encontro-me como James Baldwin disse: ‘com raiva o tempo todo’”, destacou Porter segundo o The Wrap. “Estou sobre os ombros de James Baldwin e pretendo expandir o seu legado para as próximas gerações”, afirmou ainda.

James Baldwin é um dos grandes nomes da literatura negra e gay norte-americana. Entre as suas várias obras literárias só algumas é que chegaram a Portugal, tais como: “O Quarto de Giovanni”, “Se o Disseres na Montanha” e “Se Esta Rua Falasse” (ler crítica), todas elas editadas pela Alfaguara, esta última foi adaptada para cinema, em 2018, pelo realizador Barry Jenkins, o mesmo que fez o oscarizado “Moonlight”.

Em 2016 estreou-se também o documentário “I Am Not Your Negro – Não Sou o Teu Negro”, realizado por Raoul Peck e escrito por James Baldwin e pelo próprio cineasta. Esta nova cinebiografia ainda não tem data prevista de estreia e será produzida por Billy Porter através da Incognegro Productions.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados