Vera Marmelo vai falar de como é ver e fazer fotografia com música
No dia 24 de Maio, quinta-feira, às 19h30, no Palácio Anjos, em Algés, terá lugar mais uma sessão do “Clique 2.0 – Falar, ver e fazer fotografia”, uma iniciativa do Trinta Dias, roteiro cultural da Câmara Municipal de Oeiras. A entrada é livre.
Depois das presenças, entre outros, de António Pedro Ferreira, Pauliana Valente Pimentel, Nikos Economopoulos (membro da Magnum Photos), Valter Vinagre, Mário Cruz (vencedor do World Press Photo 2016) e Céu Guarda, é agora a vez de Vera Marmelo apresentar o seu trabalho e conversar com o público, numa sessão a não perder, por todos os entusiastas da fotografia… e da música. Dela disse o compositor e pianista Tiago Sousa, “como tantos outros miúdos, a Vera começou a fotografar concertos com uma pequenina máquina digital, isto foi antes da era-da-internet-das-coisas. À sua volta, outros miúdos pegavam em guitarras, emulsionados por uma vontade insondável. (…) Essa miúda, torna-se autora de um dos mais importantes arquivos de histórias do que outros miúdos, com guitarras e não só, estavam a fazer.”
Vera Marmelo nasceu em 1984, no Barreiro, e fotografa músicos desde 2004. Autodidata no que respeita à fotografia, é motivada desde o início pelas amizades aos músicos da sua cidade natal. É também no Barreiro que começa a frequentar e a fotografar festivais, o Out.fest e o Barreiro Rocks. Passados mais de dez anos desde o início desta aventura com os amigos, os músicos, os concertos, as salas, os festivais e as ocasiões mais ou menos especiais vão-se multiplicando e o seu arquivo pessoal crescendo. Alimenta de forma muito regular um blogue desde 2006. Em 2013 e 2014, editou dois livros de autor – o primeiro de retratos em nome próprio e o segundo a duas mãos a propósito do 20º aniversário da Galeria Zé dos Bois. Os dez anos de vida online serviram de mote para o lançamento de um novo site e a revisão do seu trabalho em publicações de autor, num formato poster.
Além de fotógrafa, Vera Marmelo é engenheira.