Veteranos acabam com garraiada na Queima das Fitas de Coimbra e respeitam resultado de referendo
“Se a Academia acha que uma coisa deve mudar, o Conselho de Veteranos deve respeitar isso“, disse João Luís Jesus, Dux Veteranorum, líder do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra.
“Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?“, 70,7% dos 5638 estudantes estudantes que participaram no referendo de 13 de Março responderam “Não” e 26,7% “Sim”. Agora, o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra aprovou a decisão de acabar com a garraiada na Queima das Fitas respeitando o resultado do referendo.
“Houve, no último Conselho [de Veteranos], algumas pessoas que deixaram a sua opinião pessoal sobrepor-se à opinião expressa democraticamente pelos estudantes da universidade. O que, na minha opinião, era errado. Em primeiro lugar, está a opinião da academia, porque é a Academia que faz evoluir as tradições e as tradições evoluem com a Academia“, disse João Luís Jesus à agência Lusa.
Sendo assim, e depois desta decisão estar agora consumada, João Luís Jesus foi ainda mais longe e acrescentou: “Foi aprovado o respeito pelo resultado do referendo por uma maioria esmagadora, superior a 90% dos presentes“, “Foi uma maioria esmagadora que disse que o resultado do referendo é para respeitar“, “a garraiada deixa de fazer parte do programa oficial da Queima das Fitas” e acrescentou que é “um exemplo de respeito pelas opiniões democraticamente expressas pelos seus colegas da universidade“, referiu o líder do Conselho de Veteranos à agência Lusa.
Documento da reunião: