Village Underground Lisboa abre Academia de Música Urbana

por Comunidade Cultura e Arte,    7 Abril, 2021
Village Underground Lisboa abre Academia de Música Urbana
Fotografia de Rodrigo Perazoli
PUB

Um projecto co-financiado pelo Fundo Portugal Inovação Social.

O Village Underground vai inaugurar uma Academia de Música Urbana aberta todo o ano, já no dia 19 de Abril. A nova academia, que é destinada a jovens de todos os backgrounds, vai funcionar nos contentores, autocarros e salas de eventos do Village Underground (VU), em Alcântara, Lisboa, a partir do dia 19 de Abril.

A academia estará aberta todos os dias da semana entre as 17h e as 20h e conta com uma equipa de músicos/facilitadores composta por artistas da comunidade VU, como é o caso de Batida e de Karlon, e com facilitadores graduados pela Guildhall School of Music & Drama e da Escola Superior de Educação e ainda com Rui Miguel Abreu como consultor musical. 

A Skoola é uma academia onde não há um professor, há muita gente com quem aprender, onde o desenho curricular alia o fazer música ancestral às novas possibilidades criativas trazidas pelo desenvolvimento tecnológico, e onde as aprendizagens decorrem dos objetivos de cada participante. É um modelo totalmente diferenciado de educação não-formal em que o foco é o jovem participante  enquanto construtor do seu próprio conhecimento.

Esta nova academia de música urbana nasceu do projeto Acorde Maior,  um ensemble performativo com 30 jovens residentes da zona metropolitana de Lisboa, que sob a direção artística de um grupo de músicos/facilitadores, trabalham processos de exploração criativa através da música. Em 2018 foram realizadas 5 edições e o alcance foi tão positivo que o VU decidiu fazer crescer o projecto para uma academia de música aberta todo o ano, para jovens de todos os backgrounds, depois de encontrados parceiros fortes para o seu arranque, nomeadamente o Fundo Portugal Inovação Social, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Montepio como investidores sociais, o Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Educação, Licenciatura em Música na Comunidade) como parceiro, e a Innuos como parceiro na área da música. A Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Alcântara e a MOP são parceiros de divulgação, a Fundação Aga Khan é parceira nas ações de dinamização em territórios específicos de Alcântara e a Off!cina dos Sentidos responsável pelo acompanhamento motivacional dos participantes.

O Instituto Politécnico de Lisboa é o parceiro responsável pela definição do modelo de ensino-aprendizagem a implementar na Academia, bem como pelo acompanhamento e monitorização da sua implementação, a formação dos professores e a divulgação científica, nacional e internacional, dos resultados do projeto.  A aprendizagem organiza-se em torno de 3 grandes eixos, interligados pela prática musical e sustentados no desenvolvimento do pensamento teórico: produção e DJing; criação e composição; performance.

A Skoola pretende ser um espaço onde os jovens possam descobrir o seu potencial musical, a sua identidade artística. “Porque acreditamos no poder transformador da música principalmente junto dos jovens, ela é central na vida de todos e tem um papel fundamental no seu bem-estar físico e emocional. Em muitos casos, é a forma de expressão mais fácil de usar. Ensina-nos coisas sobre nós próprios mas também sobre o mundo à nossa volta”, diz Mariana Duarte Silva, co-fundadora e diretora do Village Underground Lisboa.

Fotografia de Rodrigo Perazoli

Também a Innuos “está muito entusiasmada por poder apoiar a Skoola como parte do Programa SEED”, garante Amélia Santos, co-fundadora da Innuos, que  acredita que o “Programa de Música Skoola é uma combinação perfeita, não apenas por causa da óbvia relação com a música, mas também porque se encaixa nos valores centrais da Innuos de abraçar a Inovação, busca do Conhecimento e da Inclusão e compromisso com a nossa Comunidade. A oportunidade de apoiar a Skoola, de contribuir com um movimento que está a transformar e capacitar os jovens através da música é simplesmente inspiradora e a Innuos tem a honra de fazer parte desta iniciativa incrível.”

Situando-se num local de referência no mundo musical para os jovens, a Skoola pretende alimentar exemplos de liberdade artística e diversidade, facilitando a proximidade a profissionais reconhecidos da indústria musical. O envolvimento com estes fatores, em contexto ambiental e formativo, permite não apenas a partilha da experiência acumulada destes, como também o incremento do acesso dos jovens a novas oportunidades, contribuindo para o alargamento das possibilidades de construção do seu projeto de vida, do aumento da auto-estima, de confiança e de pertença.

A Skoola é uma academia aberta a todos e garante bolsas para os alunos que não possam pagar os Ciclos ou Bootcamps em que queiram participar. Quem quiser inscrever-se deverá ter entre 10 e 18 anos, viver na zona de Lisboa e enviar um e-mail para ola@skoola.pt com nome, idade e qualquer outra informação que considere pertinente sobre o seu gosto ou envolvimento com a música.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados