Violência de género em Portugal e o quotidiano na Palestina no ‘warm up’ do Olhares do Mediterrâneo

por Comunidade Cultura e Arte,    28 Setembro, 2023
Violência de género em Portugal e o quotidiano na Palestina no ‘warm up’ do Olhares do Mediterrâneo
“No Canto Rosa”, filme de Cláudia Rita Oliveira

Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, que se realiza de 9 a 16 de novembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, e que celebra o talento das cineastas femininas oriundas de países do Mediterrâneo, programa duas sessões de filmes e debates ainda antes do arranque do Festival. Com o objetivo de preparar o público para a 10ª edição que se aproxima, estas sessões de warm up exploram experiências de algumas mulheres mediterrâneas, promovendo a reflexão e o debate entre o público e especialistas. 

É já no dia 10 de outubro que é exibido “No Canto Rosa”, de Cláudia Rita Oliveira, um documentário sobre a violência de género em Portugal. O filme acompanha um ciclo de perseguições, assédio e ameaças a Francisca por parte do ex-companheiro, e questiona a impotência da mulher enquanto vítima de um agressor e de um sistema patriarcal. Após o filme segue-se um debate com a realizadora e vários especialistas em violência de género. Esta sessão, organizada em colaboração com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Respostas, realiza-se na sede UMAR no dia 10 de outubro, às 18h. 

No dia 3 de novembro é exibido “Villa Touma”, um filme realizado por Suha Arraf, que explora temas como o isolamento, identidade, religião e a busca pela liberdade pessoal num contexto de conflito político. Neste filme conhecemos a história de três irmãs cristãs palestinianas que vivem em reclusão na sua mansão decrépita, a Villa Touma, na cidade de Ramallah, Cisjordânia, após o declínio da classe social priveligiada a que pertenciam. As irmãs são solitárias e isoladas do mundo exterior, mas a sua vida tranquila é abalada quando um jovem palestiniano entra nas suas vidas. Depois da projeção de “Villa Touma” haverá  um debate em torno das temáticas do filme. Esta sessão é organizada em colaboração com o Centro de Estudos Internacionais (CEI) do ISCTE.  

Olhares do Mediterrâneo – Women Film Festival é o mais antigo festival de cinema no feminino em Portugal, e é o único dedicado à cinematografia da bacia do Mediterrâneo. O Festival é um projecto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

A entrada é livre para ambas as sessões.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.