ViViFiCAR abre candidaturas para produtor/mediador cultural em Alijó

por Comunidade Cultura e Arte,    26 Janeiro, 2022
ViViFiCAR abre candidaturas para produtor/mediador cultural em Alijó
PUB

Está aberto o processo de recrutamento para o cargo de produtor/mediador cultural, residente no concelho de Alijó, para integrar o projeto ViViFiCAR. As candidaturas já estão abertas e a convocatória termina dia 01 de fevereiro.

A Ci.CLO Plataforma de Fotografia abriu candidaturas para uma colaboração profissional na área da Mediação / Produção Cultural, em Alijó. Esta oportunidade é dirigida a profissionais com experiência na área, residência em Alijó ou áreas circundantes, e fluidez na língua inglesa, e surge no âmbito do projecto ViViFiCAR, que procura respostas criativas para o desafio da fixação populacional em Alijó, Lamego, Mêda e Torre de Moncorvo. 

O(a) Mediador(a)/Produtor(a) Cultural vai apoiar a produção das atividades programadas em Alijó, inseridas no projeto ViViFiCAR. Nomeadamente, prestará apoio aos três artistas em residência no concelho, às sessões de formação de jovens na área da fotografia e do vídeo, e à equipa técnica nas montagens e desmontagens das exposições. Vai apoiar, também, a mediação entre o projeto ViViFiCAR e as comunidades do município, incentivando o seu envolvimento nas atividades planeadas.

Os interessados devem submeter a candidatura até ao dia 1 de fevereiro e os resultados serão divulgados até ao dia 14 de fevereiro. A data de início de funções é dia 21 de fevereiro. Todas as informações sobre o processo de recrutamento e as funções poderão ser encontradas no regulamento e no website da Plataforma Ci.CLO. As candidaturas podem ser enviadas para o e-mail geral@ciclo.art, com o assunto “ViViFiCAR / Candidatura produtor cultural Alijó”.

A pessoa candidata selecionada vai ter a oportunidade de integrar uma experiência de trabalho desafiante, na área da produção cultural, e integrada numa equipa multidisciplinar. 

ViViFiCAR envolve processos de aprendizagens criativas com impacto a médio e longo prazo, com o potencial para criar sinergias entre artistas, populações e território, instigando mudanças positivas em todos que, direta ou indiretamente, participam neste projeto.

Organizado e produzido pela Plataforma Ci.CLO, o projeto ViViFiCAR é financiado pela EEA Grants e operado pela Direção-Geral do Património Cultural com a Direção-Geral das Artes como parceiro do programa, cofinanciado pela Fundação Museu do Douro, Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Lamego, Câmara Municipal de Mêda e Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, com o apoio mecenático do BPI e da Fundação “la Caixa“, e em parceria o Surnadal Billag A/S (Noruega), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Culture Action Europe e a Fundação Ásia-Europa. 

Sobre a Ci.CLO Plataforma de Fotografia

A Ci.CLO é uma plataforma de pesquisa, criação e ação na área da fotografia que estabelece uma relação transdisciplinar com outros campos artísticos, ambientais e sociais para abordar criticamente preocupações e emergências do nosso tempo.

Os seus projetos procuram contribuir para uma regeneração socioecológica através das artes: apoiando práticas de produção artística mais sustentáveis, testando processos de criação e formação transformadores, estimulando diálogos com diversos territórios e comunidades.

A Ci.CLO vê-se como parte de um ecossistema em constante autoanálise e mutação, sustentado por uma interligação cíclica entre a conceção, a criação, a exposição e as dinâmicas que emergem destas relações.

Colabora com artistas, curadores, agentes culturais, comunidades, municípios e instituições nacionais e estrangeiras para organizar residências artísticas, implementar programas educacionais, produzir exposições e publicações.

A Ci.CLO é responsável pela organização, produção e curadoria da Bienal Fotografia do Porto, Sustentar e ViViFiCAR

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.