Voluntários em causas sociais têm estadia oferecida nas Pousadas de Juventude
As Pousadas de Juventude decidiram partir para ação e “contribuir diretamente para uma sociedade mais solidária e sustentável” com o programa Turismo Solidário, que oferece estadias, de norte a sul de Portugal, aos jovens que se envolvam em projetos de voluntariado.
Cozinhar refeições para pessoas carenciadas, ensinar música ou línguas, participar na limpeza de florestas ou praias e dar apoio domiciliário a idosos são apenas algumas das tarefas que os participantes podem desempenhar.
Nuno Coelho Chaves, presidente da Movijovem, entidade gestora das Pousadas de Juventude, sublinha os benefícios para os participantes: “Os jovens que participarem vão poder ter um período de férias diferente, no qual podem exercer uma participação cívica ativa; e ao mesmo tempo também mais económico”. Neste processo, “vão poder conhecer pessoas, participar num câmbio intergeracional, integrar-se na vida de um local diferente e envolver-se na rotina diária de uma das nossas 42 Pousadas”, acrescenta.
Os vários programas atualmente a decorrer, dinamizados por várias organizações, resultam das necessidades identificadas nas várias comunidades abrangidas e têm como objetivo melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos habitantes destes territórios, o que também se enquadra numa estratégia de promoção da coesão territorial levada a cabo pela entidade gestora das Pousadas de Juventude.
O presidente da Movijovem realça que este programa surgiu “como parte integrante da visão da organização, alicerçada na sustentabilidade social, ambiental e económica, e como parte do compromisso com a sociedade na promoção da mobilidade dos jovens portugueses, do turismo e da cultura”.
Neste momento estão abertas as inscrições para 19 diferentes projetos, de Bragança a Tavira, relacionados com ecologia, impacto social e intercâmbio de trabalho. Toda a informação pode ser consultada no site oficial. As organizações ou voluntários que queiram propor novos projetos de voluntariado para integrarem o programa Turismo Solidário podem também fazê-lo, de acordo com as condições previstas no regulamento.
Além da oferta das estadias, os participantes ganham também o acesso gratuito ao Cartão Jovem, que oferece descontos e vantagens em 36 países europeus.