Vote together: o projecto que incentiva os eleitores a participar, e a sensibilizar para as Eleições Europeias

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Maio, 2019
Vote together: o projecto que incentiva os eleitores a participar, e a sensibilizar para as Eleições Europeias
Fotografias de Maria Rita
PUB

Vote together conta com ativistas, entusiastas e indivíduos de toda a Europa.

Em Maio temos a oportunidade de participar nas segundas maiores eleições do mundo, quando 420 Milhões de eleitores dispersos por todo o continente vão decidir quem os representa no Parlamento Europeu.

Nós podemos usar os nossos direitos como cidadãos para fazer uma afirmação pelo projecto europeu e fortalecer uma Europa pacífica e colaborativa.

Vamos celebrar estas eleições como um momento em que nos juntamos. Votar é um privilégio e um ato plural – por isso vai com os teus amigos, a tua família e os teus vizinhos.

Vote together foi lançado pela Between Bridges, uma fundação para o desenvolvimento da democracia, compreensão internacional, direitos LGBT e para as artes, criado por Wolfgang Tillmans em 2017.

Fotografia de Maria Rita

Por que a UE importa?

Os sucessos da União Europeia são resultado da colaboração de todos os seus Estados Membros.
A UE fez as nossas vidas muito mais fáceis em muitas maneiras – e apesar de haver imenso espaço para melhorar, estes feitos são muitas vezes dados como garantia ou passam despercebidos.

No mundo globalizado em que vivemos hoje, partilhamos uma responsabilidade coletiva numa panóplia de questões vitais seja o ambiente, a nossa segurança ou a nossa comida.

Repara nestes feitos que demonstram a necessidade de – e a importância de – uma colaboração Europeia. Há tanta coisa que temos em comum, que o valor dessas ligações é maior que as nossas diferenças.

Defender os teus direitos (eletrónicos e não só)

A UE está a trabalhar para evitar custos escondidos e produtos de pouca qualidade de entrarem nos mercados online. Está a fazer isto ao simplificar a lei de forma a impor o mínimo de 2 anos de garantia em todos os produtos. Se vais comprar algo, vais querer confiar.

Sabe o que está no teu prato.

A UE protege os standards para alimentos além fronteiras com leis abrangentes em toda a UE que cobrem a produção de comida e a sua cadeia de processamento – assim como bens importados e exportados. Isto assegura que todos os produtos, desde orgânicos a comida geneticamente modificada, lista os seus ingredientes e a informação de alergénios.
Assim, sejam abacates ou maçãs, tu sabes o que estás a comer.

Fotografia de Maria Rita

A UE está construída em ideias fortes: as quatro liberdades

Quais são as quatro liberdades?

Elas podem ser divididas em duas categorias:

1.) o que tu inseres na economia – pessoas + capital

2.) o que tu retiras da economia – bens + serviços

O grande sucesso da integração Europeia é que estas pessoas, bens, serviços e capital podem se mover livremente dentro da UE. Estas quatro liberdades são a pedra basilar do ideal Europeu;

Eles afetam a vida de toda gente na UE – e como lhes é dada a mesma importância, elas apoiam a união económica e política do nosso continente.

Política aberta. Democracia partilhada.

As instituições da UE esforçam-se para estar abertas a trabalhar o mais perto possível dos seus cidadãos – por isso, o Conselho de ministros legisla em público e qualquer um de nós tem o direito de pedir acesso aos documentos do Conselho da UE. Isto quer dizer que a União Europeia oferece um dos processos de decisão mais transparentes do mundo. É uma democracia que todos podemos fazer parte.

Encontrar um equilíbrio entre trabalho e tempo livre.

Os direitos do trabalhadores da UE significam que 7 dias de trabalho nunca poderão exceder 48 horas, o trabalhador tem direito a um mínimo de 11 horas consecutivas de descanso por dia e uma pausa para descanso se estiver a trabalhar à mais de 6 horas. E quando fizeres uma pausa maior, a regra da UE de 1993 significa que tens o direito a “férias anuais remuneradas de pelo menos quatro semanas”.
Trabalhar muito é importante, e leva tempo. Mas ninguém devia ter o teu por garantido.

O Danúbio: dar nova vida aos rios da Europa.

Ao longo do século 20 o Danúbio tornou-se um dos rios mais poluídos na Europa.
Com o apoio da UE, 14 países trabalharam juntos e melhoraram a qualidade da água do rio em 50% ao investirem mais de 33 mil milhões € em melhorar ou construir novas estações de limpeza e em estabelecer regulações ambientais bastante restritas. Isto quer dizer que espécies ameaçadas como o esturjão estão quase a voltar ao rio.

Se o Danúbio é schön und blau (“adorável e azul”) outra vez, é graças à cooperação Europeia.

Fotografia de Maria Rita

Um plano para as abelhas.

As abelhas são os polinizadores mais importantes do mundo para as plantações de comida: cerca de um terço da comida que nós consumimos depende da polinização maioritariamente feita por abelhas.

Nós sabemos do papel vital que estas criaturas incríveis desempenham – por isso a Comissão Europeia tomou passos significativos para diagnosticar e prevenir-se das ameaças que elas enfrentam.
Ao reduzir o uso de certos pesticidas e liderar um estudo compreensivo sobre colónias de abelhas, a ação combinada da Europa está a apoiar a reprodução de abelhas: isto quer dizer que as colmeias são mais saudáveis, assim como o continente.

Menos plástico em todo o lado (isto ajuda o ambiente.)

Em 2018 o Parlamento Europeu votou de forma soberba para o fim de plásticos de utilização única.
Palhas, pratos, facas e garfos- todas estas coisas vão para os nossos oceanos e contabilizam em mais de 70% do lixo dos oceanos.Tudo isto estará banido dos mercados da UE a partir de 2021.
Em resposta a esta lei, várias cadeias de supermercados ao longo de toda a UE começaram a retirar plásticos de utilização única.

Proteger a natureza é um jogo de equipa.

1322 espécies ameaçadas (animais e plantas) estão neste momento protegidas sob leis da UE. Insetos, grandes mamíferos, musgos, árvores – tudo que imaginares.

Plantas e animais não dizem respeito a nenhuma fronteira. Protegê-los é um esforço conjunto. Uma responsabilidade partilhada.

Fotografia de Maria Rita

Manter os gigantes tecnológicos e empresas responsáveis.

Nos últimos 5 anos a UE multou as multinacionais em mais de 12 mil milhões de euros em casos de carteis e anticoncorrencia. A UE está a recuperar 16 mil milhões de euros em impostos não pagos pela Apple. A UE multou a Google em 50 milhões de euros por violar leis de privacidade, e lançou uma investigação formal sobre o Facebook devido a uma enorme fuga de dados. Quem é que se vai escapar desta vez?

Enviar dinheiro é mais barato, mais rápido e mais transparente.

Nos últimos 10 anos, a UE simplificou as transferências bancárias internacionais com o sistema SEPA e disse “adeus” a taxas. O SEPA usa um set único de condições que significa que pagamentos europeus além fronteiras são tão simples como transferências nacionais. E elas acontecem em minutos!

Tu não esperas mais por receberes o dinheiro o que ganhas e não tens que pagar mais que o que terias por uma transferência doméstica. Mesmo que não pagues em euros, as regras do SEPA significam que o teu banco tem que te informar acerca do custo da conversão de moeda antes de fazerem o pagamento para o estrangeiro. Manter as coisas transparentes vale muito.

Centenas de projetos – construídos com centenas de mentes

Desde vacinas para a ebola à exploração espacial, cancro e tratamento do HIV a produção de energia (hidroelétrica, novas baterias e soluções de combustível, melhoramento de energia eólica) e maquinaria (drones, aeronaves elétricas, carros elétricos) a UE é a financiadores mais importante de pesquisa experimental na Europa.

Com pesquisa que usa a inteligência coletiva de 28 nações, somos mais inteligentes juntos.

Fotografia de Maria Rita

Valorizados como pais e protegidos como operários: o teu tempo é sempre importante.

O tempo de um pai é valioso. Conscientes do quão é importante para as mães e pais estarem com os seus filhos, a UE encoraja um salário mínimo para a licença de maternidade e paternidade.

Em 1992 foi introduzido um mínimo de 14 semanas de licença de maternidade para novas mães.

Em 2019 foi introduzido um mínimo de 10 dias de licença paternal para novos pais.

O tempo é teu, e dos teus filhos.

Acesso aos cuidados que precisas, mesmo longe de casa.

Os países da união europeia têm um compromisso partilhado aos cuidados de saúde que vai além fronteiras.
Englobados nisto, os cidadãos da UE têm o direito a aceder aos cuidados de saúde pública em qualquer outro estado membro da UE.
As contribuições que fazes no teu país para a segurança social são reconhecidos:se tens direito a tratamento no teu país, tu podes pedir um reembolso pelo cuidado que recebeste no estrangeiro.
Por isso, independentemente de onde viajes na UE os teus cuidados de saúde viajam contigo.

Aqui, o teste em animais acabou.

O esforço da UE para um teste livre de animais não fica atrás de ninguém.

Desde 2009, nenhum teste em animais foi feito para produtos cosméticos na UE.Em 2013 os Estados Membros foram mais longe, insistindo que nenhum cosmético testado em animais pudesse ser comercializados na Europa.

O teste em animais é desnecessário – Juntos, nós paramo-lo.

Fotografia de Maria Rita

Como votar

Claro que nenhum político é perfeito, mas não fazer parte da democracia porque ninguém parece representar-te na perfeição é uma pobre desculpa para não usar uma ferramenta tão forte para formar a sociedade em que vivemos.

A geração antes de nós lutou pelo direito ao voto – o facto de 420 milhões de Europeus poderem votar nos dias 23-26 Maio para poderem eleger o seu parlamento pan-nacional deveria fazer-nos orgulhosos.

O parlamento Europeu é uma instituição poderosa que tem sido fundamental no desenvolvimento de leis que nos beneficiam como por exemplo a abolição de taxas de roaming, ou a redução de plásticos nos nossos oceanos. Fazer parte das Eleições Europeias também permite que elejas políticos que poderiam ter votado de forma diferente do alarmante debate do Artigo 13.

Apenas o não votares te deixa sem poder e sem representação no local onde as leis são de facto aprovadas. O Parlamento Europeu funciona além fronteiras o que significa que todos os cidadãos da União Europeia podem votar nas eleições independentemente do Estado Membro em que vivam.
Mais importante ainda, é apenas necessário um pouco de esforço e ter a certeza que votas nestas eleições: Tu só tens que estar registado. Este site surpreendentemente simples e claro explica-te tudo o que precisas de saber: eleicoes-europeias.eu

Diz aos teus amigos – se calhar até podem ir votar todos juntos. Ou se quiseres ter a certeza que não perdes as eleições, faz uma festa nesse dia em que juntas todos os teus amigos no mesmo sítio. Ou junta os teus amigos três ou quatro semanas antes para as cédulas de votação postal.

Seja qual for a forma que prefiras, vamos fazer do dia 26 de Maio uma celebração dos nossos direitos como cidadãos Europeus.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados