Wet Bed Gang, Julinho KSD e ProfJam são os rappers portugueses mais ouvidos no Spotify em 2022

por Comunidade Cultura e Arte,    6 Junho, 2022
Wet Bed Gang, Julinho KSD e ProfJam são os rappers portugueses mais ouvidos no Spotify em 2022
“Ngana Zambi”, disco dos Wet Bed Gang
PUB

O Spotify lançou a emblemática playlist Rap Tuga em 2017 e o género tem acumulado fãs desde então. Os novos dados lançados em conjunto com o renaming da playlist — de Rap Tuga para Na Zona — revelam que os streams aumentaram 824% desde o lançamento, demonstrando o aumento da popularidade do género português. 

E não é só em Portugal que o género está a ganhar popularidade. Os dados do Spotify revelam que os streams da playlist vêm de todo o mundo, com streams da Suíça e França no topo, mas também de Angola, Moçambique e Cabo Verde, onde Spotify foi lançado em 2021. 

Em relação aos artistas do género com mais streams, Wet Bed Gang ocupou o primeiro lugar durante 3 anos consecutivos (2018-2020), enquanto Julinho KSD assumiu o trono em 2021. ProfJam também tem estado no top 3 nos últimos dois anos, e Piruka tem sido um artista recorrente nos artistas mais ouvidos desde o lançamento da playlist.  

Em 2022, Wet Bed Gang viu a música  “Devia Ir” entre as mais ouvidas, mas o pódio vai para Sippinpurpp, com “Fato treino do City”, Ivandro com “Lua” e “Moça”, e Minguito 283 com “Andalé”.

Voltando à playlist “Rap Tuga”, agora “Na Zona”, o Spotify também revela quem está a ouvir a playlist – e, sem surpresa, é a Gen Z que parece ser o maior fã da playlist, com 48% dos streams a serem de ouvintes com menos de 24 anos.

“Atento à evolução do género, o Spotify está agora a despedir-se do nome “Rap Tuga” e a lançar-se entre os ritmos musicais portugueses com o novo nome “Na Zona””, pode ler-se num comunicado. Melanie Parejo, Head of Music para o Sul da Europa, reconhece que o género tem crescido nos últimos anos, e as novas influências do género: “Estamos a assistir a uma mudança geracional entre os rappers em Portugal e com isso uma evolução do próprio género. Já não é apenas rap ou hip-hop, é trap, drill e muitas outras sonoridades que se estão a misturar dentro do rap tuga. Também vemos influências do Reino Unido e do Brasil no espaço do drill, e dos países africanos de língua portuguesa com artistas como Julinho KSD, que faz rap em crioulo. “Na Zona” é um projecto fresco que ajuda a promover o rap português em todo o mundo.”, assume a responsável.

Os dez mais ouvidos rappers portugueses em 2022

  1. Wet Bed Gang 
  2. Julinho KSD 
  3. ProfJam
  4. Dillaz 
  5. Piruka 
  6. T-Rex 
  7. LON3R JOHNY 
  8. Sam The Kid 
  9. Plutónio 
  10. Benji Price

As dez músicas de rap português mais ouvidas em 2022

  1. “Fato treino do City” de Sippinpurpp
  2. “Lua” de Ivandro 
  3. “Moça” de Ivandro
  4. “Andalé” de Minguito 283 
  5. “Stunka” de Julinho KSD 
  6. “Devia Ir” de Wet Bed Gang 
  7. “Louco” de Bluay, Piruka
  8. “Imagina” de FRANKIEONTHEGUITAR, Ivandro, Slow J 
  9. “São Paulo” de Yuri NR5
  10. “Tempo” de Bispo, FRANKIEONTHEGUITAR, LON3R JOHNY, T-Rex

Os países que ouvem a playlist do Rap Tuga

  1. Portugal
  2. Suíça
  3. França
  4. REINO UNIDO
  5. Luxemburgo
  6. Angola
  7. Alemanha
  8. Moçambique
  9. Cabo Verde
  10. Brasil

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.